As iniciativas de plantação de espécies autóctones na Cividade de Bagunte que visa a conservação e a recuperação da biodiversidade e que integram o projecto “Dar Vida à Cividade” foram concluídas com a plantação de 2.850 espécies autóctones, entre as quais, o carvalho-alvarinho, a gilbardeira, o medronheiro, o pilriteiro, o sanguinho e a pereira-brava.
Na preparação do terreno estiveram a equipa de Sapadores Florestais de Vila do Conde e a equipa municipal responsável pela Cividade de Bagunte, que se encarregou da limpeza da vegetação e da abertura de covas para facilitar a plantação.
Recordamos que a primeira acção de plantação reuniu, no dia 23 de novembro, voluntários da Associação de Protecção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde e voluntários de mais de oito municípios da Área Metropolitana do Porto.
Já nos dias 3 e 5 de Fevereiro, a actividade teve a participação dos alunos da Escola Agustina Bessa-Luís e EB 2,3 da Junqueira, e de membros do Centro de Convívio Sénior da União das Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada. Um esforço coletivo que mobilizou mais de 250 voluntários, o que demonstra um forte compromisso com a recuperação dos sistemas ecológicos. Ao longo do ano estão prometidas novas iniciativas para promover a diversidade da fauna e flora local.
Fotos: CMVC