Voz da Póvoa
 
...

Concerto de Ano Novo pela Orquestra do Norte

Concerto de Ano Novo pela Orquestra do Norte

Vila do Conde | 2 Janeiro 2024

 

Nada melhor de celebrar 2024 com o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra do Norte, no dia 6 de janeiro, às 17h00, no Teatro Municipal, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Os mais belos trechos da ópera e clássicos vienenses, característicos da comemoração do Ano Novo, serão interpretados pela Orquestra do Norte, que será dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes e terá como solista a premiada soprano, Sílvia Sequeira.

Programa:

Così fan tutte – Wofgang Amadeus Mozart

Abertura

Come Scoglio

Cavalleria Rusticana – Pietro Mascagni

Intermezzo

Voi lo sapete

Carmen – Georges Bizet

Aragonaise

Habanera

Cavalaria Ligeira – Franz von Suppé

Abertura

Tosca – Giacomo Puccini

Vissi d’arte

Gianni Schichi – Giacomo Puccini

O mio babbino caro

Unter Donner und Blitz – Johann Strauss, Jr.

Polka

An der schonen, blauen Donau – Johann Strauss, Jr.

Valsa

Orquestra do Norte

A Orquestra do Norte, tutelada pela Associação Norte Cultural, desenvolve desde 1992 o seu projeto musical, tendo sido a primeira orquestra regional criada através de um concurso nacional promovido pelo governo português.

A ON foi pioneira no exercício de um projeto de descentralização cultural tendo ganho afirmação no meio musical e reconhecimento artístico a nível nacional e internacional.

Os seus objetivos primordiais passam pela criação de novos públicos através da oferta de programas musicais variados, adaptados à execução nos mais diversificados locais, desde importantes teatros e salas de concerto a espaços ao ar livre, salas de associações, escolas, igrejas, entre outros, conseguindo assim chegar a toda a população.

Ligação ao território; acesso à criação e à fruição da música erudita; dimensão intersectorial do trabalho orquestral; valorização da música e dos músicos; solidariedade, identidade e cidadania são as cinco linhas de orientação estratégica definidas na sua carta de missão.

A Orquestra do Norte conta com o apoio do Ministério da Cultura, tendo-lhe sido atribuído o Estatuto de Orquestra Regional.

Desde outubro de 2018, a Orquestra do Norte tem a Direção Artística do Maestro Fernando Marinho.

José Eduardo Gomes

Foi recentemente laureado com o 1o Prémio no European Union Conducting Competition, tendo ganho igualmente o prémio Beethoven no mesmo concurso.

É Professor na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalha com as várias Orquestras.

Foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, maestro associado da Orquestra Clássica do Sul, maestro titular da Orquestra Clássica da FEUP, Professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Ópera, no Porto e maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça.

Iniciou os seus estudos musicais no clarinete em V. N. Famalicão, sua cidade natal, na Banda de Música de Famalicão. Mais tarde, prosseguiu os seus estudos na ARTAVE e ESMAE, onde se formou na classe do Prof. António Saiote, tendo recebido o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida. Mais tarde, prosseguiu estudos na Haute École de Musique de Genève (Suíça), em direção de orquestra com Laurent Gay e em direção coral com Celso Antunes. José Eduardo é membro fundador do Quarteto Vintage e do Serenade Ensemble. É laureado em diversos concursos, onde se destacam o Prémio Jovens Músicos, Categoria Clarinete e Música de Câmara e Concurso Internacional de Clarinete de Montroy (Valência). É igualmente laureado do Prémio Jovens Músicos, Categoria Direção de Orquestra, onde recebeu também o prémio da orquestra.

Nos últimos anos, tem sido convidado para trabalhar com as principais orquestras portuguesas, atuando nos mais destacados festivais de música em Portugal, com solistas como Maria João Pires, Diemut Poppen, Sebastian Klinger, Bruno Giuranna, Artur Pizarro, Natalia Pegarkova, Adriana Ferreira, entre outros.

Na temporada 2022/23 teve concertos em Portugal, Alemanha, França, Hungria.

No domínio da ópera, já participou em várias produções, tais como Don Giovanni, Cosi Fan Tutte, Lo Speziale, La Donna di Genio Volubile. Recentemente foi Diretor Musical da nova produção da Companhia Nacional de Bailado, Alice no País das Maravilhas, com a Orquestra sinfónica portuguesa, assim como da nova produção da Ópera Blimunda, no Teatro Nacional de São Carlos.

Outra parte importante do seu trabalho é dedicado a orquestras de jovens, um pouco por todo o país. É diretor artístico da JOF – Jovem Orquestra Famalicão.

Em 2018 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Cidade de V.N. Famalicão.

Sílvia Sequeira

Nascida no Porto a 15 de dezembro de 1992, a soprano Silvia Sequeira estudou no Conservatório de Música do Porto e na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo).

Residente em Amesterdão (Países Baixos) é membro do Dutch National Opera Studio.

Foi laureada no «Queen Elisabeth Competition» na Bélgica, onde ganhou o prémio do público.

Foi a vencedora do «ARIA»; obteve o 2.º prémio, a melhor voz dramática, um prémio especial e o prémio do público no «Concurso Ebe Stignani»; o 3.º prémio no «Concurso Vinceró»; o prémio do público no concurso «Ciclo Lousada»; e vencedora do prémio Wagner e do público no «IVC» em 2022. Em 2021 ganhou o 2.º prémio no Concurso da Fundação Rotária Portuguesa e, nesse verão, estreou o papel de Micaela na ópera Carmen, em Weikersheim, Alemanha, dirigida por Elias Grandy.

Estreou-se nos palcos internacionais, em 2019, com Zanetto, de P. Mascagni no papel de Silvia, no Conservatorium Maastricht. Em 2016/2017 participou na produção da ópera Così fan tutte, de Mozart no papel de Fiordiligi, inserido na pós-graduação em ópera e estudos teatrais da ESMAE, acompanhada pela Orquestra da ESMAE, sob a batuta de António Saiote, e encenação de António Durães e Cláudia Marisa.

Trabalhou com Cecilia Fontes, Palmira Troufa, João Henriques, Rui Taveira, António Salgado, Luís Rendas Pereira, Connie de Jogn, Susan Waters, Yvonne Schiffelers, Maestra Mya Besselink, Chelsea Bonagura, entre outros.

Bilhetes à venda no Teatro Municipal ou na bilheteira online.

partilhar Facebook
183/Cine_Teatro_Municipal.jpg
1916/concerto_natal_e_Ano_Novo.jpg
Banner Publicitário