Voz da Póvoa
 
...

Comemorações dos 120 anos do Pintor e Poeta Julio Saúl Dias

Comemorações dos 120 anos do Pintor e Poeta Julio Saúl Dias

Vila do Conde | 7 Novembro 2022

 

O início das Comemorações dos 120 anos do nascimento de Júlio Maria Reis Pereira, o pintor Julio e o poeta que assinava Saúl Dias, arrancou no sábado, com o descerramento de uma placa alusiva à efeméride na casa onde residiu, na Avenida Júlio Graça. O momento foi acompanhado por uma leitura de poemas por Isaque Ferreira.

O Presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, referiu durante a cerimónia que “a autarquia vai desenvolver diversas acções ao longo do ano comemorativo com o objectivo de projectar a obra e o legado artístico de um dos maiores nomes do Modernismo em Portugal”. 
Maria Emília Cela e outros familiares, assim como o Presidente da Assembleia Municipal, Executivo Municipal, Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias, entre outros convidados estiveram presentes na cerimónia.

O programa das comemorações da efeméride, entre outras iniciativas, contempla exposições, um congresso internacional, acções direccionadas e com a comunidade educativa, edições da obra do poeta e pintor, e intervenções no espaço público.

Nasceu a 1 de Novembro de 1902, em Vila do Conde. Julio pintor e Saúl Dias poeta, foi um dos mais importantes nomes das artes do século XX.  Grande parte da sua obra pode ver visitada na Galeria Julio, no Centro de Memória em Vila do Conde.

partilhar Facebook
Banner Publicitário