Voz da Póvoa
 
...

CMIA a Monitorizar e a Interpretar o Ambiente há 15 Anos

CMIA a Monitorizar e a Interpretar o Ambiente há 15 Anos

Vila do Conde | 25 Março 2022

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde comemorou na quarta-feira, 15 anos de actividade com a realização de uma palestra intitulada “Manguezais urbanos de Macau: um tesouro costeiro / Macao's urban mangroves: a coastal treasure” e a inauguração da exposição internacional “Mangroves: a coastal treasure”.
Marcaram presença nas comemorações o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, o Vereador do Ambiente e Transição Climática, Mário Reis, e o Presidente do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental).
 
Este equipamento municipal tem como missão o desenvolvimento de acções de sensibilização de educação ambiental e monitorização de diversos descritores ambientais.

A palestra, realizada no Auditório Municipal em formato hibrido, foi proferida pela Prof.ª Cristina Calheiros e pela Prof.ª Karen Araño Tagulao do Instituto de Ciências e Ambiente da Universidade de São José de Macau.

Durante a tarde, foi inaugurada no CMIA a exposição “Mangroves: a coastal treasure” que se apresenta pela primeira vez em Portugal. A exposição que pode ser visitada até 2 de Setembro, é composta por painéis científicos, fotografias e filmes que colocam em relevo a acção das zonas húmidas e dos mangais em particular na salvaguarda da linha costeira face a fenómenos como a poluição ou a subida do nível médio das águas do mar.

O CMIA é um equipamento municipal “com a coordenação científico-técnica do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto e ao longo destes 15 anos tem dedicado o seu trabalho à promoção, apoio e desenvolvimento de iniciativas e acções no âmbito do ambiente e desenvolvimento sustentável”.

partilhar Facebook
1261/2022_03_22_PALESTRA_CMIA.JPG
1261/2022_03_22_ANIVERSARIO_CMIA.JPG
Banner Publicitário