
A música de órgão volta a ouvir-se e a emocionar os corações. A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, com o apoio da Câmara Municipal, anuncia a realização da terceira edição do Villa Organi, ciclo de concertos dedicado à valorização do órgão histórico da Igreja da Misericórdia. A iniciativa consolida-se como um marco relevante da agenda cultural da cidade de Vila do Conde.
São dez concertos programados para a temporada 2026. O primeiro acontece no dia 30 de Janeiro, seguem-se novos concertos a 20 de Fevereiro, 27 de Março, 24 de Abril, 29 de Maio, 26 de Junho, 25 de Setembro, 30 de Outubro, 27 de Novembro, 18 de Dezembro, todos a partir das 21h30, na igreja da Misericórdia, com entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
André Bandeira, organista titular da Igreja da Misericórdia de Vila do Conde, é o intérprete destes concertos, elevando cada apresentação a uma experiência que transcende a mera fruição musical. Através da sua peculiar sensibilidade artística e interpretativa, aliada a comentários de natureza pedagógica, o público é convidado a uma incursão pelos contextos históricos, sociais, culturais e estéticos que moldaram as grandes escolas e estilos da música europeia para órgão, entre os séculos XVI e XIX.
Nesta terceira edição, a Igreja da Misericórdia irá transformar-se num espaço de revelação, onde a riqueza sonora do instrumento histórico se alia ao rigor da memória histórica e musical, proporcionando uma experiência envolvente, formativa e acessível a todos os públicos. ou seja, momentos de criação e partilha a não perder.
Fotos: SCMVC