Voz da Póvoa
 
...

Chega Convence nas Caxinas

Chega Convence nas Caxinas

Vila do Conde | 13 Março 2024

 

Vila do Conde passou do habitual retrato da rosa ao quadro eleitoral mais abstracto. A Aliança Democrática (PSD, CDS e PPM) venceu em 10 das 21 freguesias ou uniões de freguesia do concelho.

A coligação venceu em Árvore, União de Freguesias Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada, Fajozes, União de Freguesias Fornelo e Vairão, Junqueira, Macieira da Maia, Mindelo, União de Freguesias Rio Mau e Arcos, União de Freguesias Touguinha e Touguinhó, e freguesia de Vila Chã. O melhor resultado, 38,31% dos votos, foi alcançado em Rio Mau e Arcos.

O Partido Socialista que nas últimas eleições registou no concelho de Vila do Conde 43,09% dos votos, desta vez, quedou-se pelos 30,67%, tendo vencido nas freguesias de Aveleda, Azurara, Gião, Guilhabreu, Labruge, União de Freguesias Malta e Canidelo, Modivas, União de Freguesias Retorta e Tougues, Vila do Conde, Vilar do Pinheiro e União de Freguesias Vilar e Mosteiró. A melhor votação foi conseguida na freguesia de Aveleda com 39,44% dos votos.

O Chega venceu nas Caxinas, um feito alcançado em quase todas as mesas de voto do lugar mais conhecido de Vila do Conde, onde trabalham muitos emigrantes nas embarcações de pesca daquela comunidade piscatória. De resto, foi o segundo partido mais votado na União de Freguesias Rio Mau e Arcos onde ficou à frente do PS, com 22,71% dos votos.

Analisando os resultados no concelho e considerando apenas os partidos com mais de 1% dos votos, a AD venceu com 30,67%, seguiu-se o PS com 29,64%, o Chega com 17,81%, a Iniciativa Liberal com 6,03%, o Bloco de Esquerda com 4,05%, o Livre com 2,88%, o PAN com 1,88%, o ADN com 1,87% e o PCP com 1,73%.

Foto: CMVC

partilhar Facebook
183/Vista_aerea_VC.JPG
2640/eleicoes-2024.jpg
Banner Publicitário