O Centro de Estudos Regianos (CER) de Vila do Conde celebrou, no dia 20 de Setembro, mais um aniversário de José Régio, nas suas instalações na cidade que viu nascer e morrer o Poeta.
A sessão celebrativa contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Vila do Conde, acompanhado pela Vereadora Dália Vieira. Não faltaram os colaboradores do Centro de Estudos e inúmeros Amigos Regianos e apreciadores não apenas da Obra de José Régio como do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo CER ao longo de quase três décadas.
Os palestrantes apresentaram os pontos de confluência nas obras poéticas dos dois autores - Camões e Régio - nomes maiores da literatura e da língua portuguesa.
A proximidade entre os dois autores, sendo um clássico e o outro modernista, reitera a ideia de «conciliação entre modernidade e classicismo», ideia amplamente explicitada por Régio, nos artigos “Classicismo e Modernismo” e “Literatura Livresca e Literatura Viva”, saídos nos primeiros números da presença, nos anos 1927-28, assim como em outros textos ensaísticos do escritor.
Apesar da abissal distância temporal que separa os dois poetas, continuam vivos nas nossas mentes. A recompensa post mortem destes poetas reside no tributo que lhes é prestado pelas obras literárias de que somos herdeiros. Esses seus legados pela excecionalidade artística que possuem, permanecerão ad aeternum na memória das gerações vindouras.
Com esta homenagem, a Direção do Centro de Estudos Regianos, mais uma vez, manifestou o seu desejo de que a atividade que tem desenvolvido venha a ser longa e próspera, esperando que as gerações futuras saibam reconhecer o valor literário de José Régio e continuem a estudar e a divulgar o legado que deixou à literatura portuguesa.
Isabel Cadete Novais - Centro de Estudos Regianos
Fotos: Rui Sousa