Voz da Póvoa
 
...

Celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril

Celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril

Vila do Conde | 3 Maio 2024

 

A Praça Vasco da Gama acolheu a comemoração oficial dos 50 anos passados sobre o 25 Abril de 1974. Ouviu-se primeiro o Hino Nacional por Ariana Barbosa, numa cerimónia, que contou com diversas autoridades e entidades do Concelho. no final usou da palavra a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Luísa Beirão, e o Presidente da Associação Social e Cultural dos Ex-Combatentes Vilacondenses do Ultramar, Manuel Nascimento.

Ana Luísa Beirão realçou o significado do 25 de Abril, designadamente na implantação da democracia e da liberdade, na reabertura do país ao mundo e no processo de desenvolvimento que foi possível iniciar e continuar até hoje.

As celebrações serviram também para descerrar um memorial que assinala o 50° aniversário da Revolução dos Cravos, tendo decorrido um momento cultural, que contou com a participação de vários alunos de escolas do concelho, que leram poemas alusivos à efeméride, encerrando com a actuação do músico Paulo Praça, que interpretou diversas versões das canções de intervenção.

Seguiu-se a evocação dos antigos combatentes na guerra do Ultramar, junto ao conjunto escultórico do Cais dos Assentos, que foi agora enriquecido com a atribuição toponímica à praça em sua homenagem. o momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Presidente da Assembleia Municipal, do Presidente da Associação Social e Cultural dos Ex-Combatentes Vilacondenses do Ultramar, do capitão de Abril, Leite Rodrigues, e da Capitão-de-Fragata Mónica Martins, bem como de vários vereadores, de familiares dos ex-combatentes e de algumas dezenas de vilacondenses.

Como gesto simbólico, foi deixado um ramo de cravos na escultura da mulher rendilheira sentada no banco a olhar o rio, que simboliza a melancolia da espera dos que partiram sem a certeza de voltarem.

Fotos: CMVC

partilhar Facebook
Banner Publicitário