Voz da Póvoa
 
...

Cartazes Alusivos à Memória das Festas de São João de Vila do Conde

Cartazes Alusivos à Memória das Festas de São João de Vila do Conde

Vila do Conde | 14 Junho 2020

Foi anunciado em conferência de imprensa e já estão nas ruas os cartazes que contam a história das festas de S. João de Vila do Conde, nos últimos 87 anos. Usando o mobiliário urbano da cidade (Mupis) a exposição de rua “Memórias de S. João”, vai entrar na paisagem de todos os olhares até 29 de Junho.
 
A mostra pretende dar a conhecer, ou reviver, os cartazes elaborados ao longo dos anos, alusivos às festas de S. João, desde 1933. Esta viagem no tempo possibilita perceber onde a tradição se agarra ao longo dos anos a um conjunto de símbolos que traduzem o elemento festa. A imagem do santo popular, as rendas de bilros que são uma memória e uma presença, os cravos, os manjericos, os balões, as sardinhas assadas e o fogo-de-artifício, sem esquecer as referências aos centenários ranchos da Praça e do Monte.
 
Os tempos avançam e é fácil reconhecer as alterações que ao longo dos anos se registaram na programação mas nunca como este ano de pandemia declarada. Por isso a Câmara Municipal liderada por Elisa Ferraz, sabendo e reconhecendo que as festas de S. João fazem parte das tradições de Vila do Conde e estão no coração de todos os vilacondenses, não deixou de organizar pequenas mas simbólicas manifestações culturais.
 

partilhar Facebook
183/RS6_0362-©Rui-Sousa_2017_.jpg
183/Seca_do_bacalhau00.jpg
Banner Publicitário