Voz da Póvoa
 
...

Capacidade de Resposta dos Bombeiros de Vila do Conde Reforçada

Capacidade de Resposta dos Bombeiros de Vila do Conde Reforçada

Vila do Conde | 28 Janeiro 2026

 

Município de Vila do Conde investe, 587 mil euros, no reforço da capacidade de resposta em protecção civil, adicionando a cedência à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde (AHBVVC) a sua posição no Quadro de Investimento Prioritário da Área Metropolitana do Porto (AMP), no valor de cerca de 400 mil euros.

Esta cedência abriu a possibilidade aos AHBVVC de apresentar uma candidatura no âmbito do Programa Norte2030 / PT2030 para a aquisição de duas viaturas, dando origem à operação “Vila do Conde + Segura”.

Tudo somado, reforça a capacidade de prevenção e combate a incêndios, bem como a assistência a emergências, contando com um investimento total de 587 mil euros, dos quais aproximadamente 340 mil euros são financiados pela União Europeia, através do FEDER.

“A operação prevê a aquisição faseada de duas viaturas operacionais, tendo sido já concretizada, numa primeira fase, a aquisição de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), destinado à intervenção em incêndios florestais e rurais, equipado com tecnologia de ponta, permitindo uma atuação eficaz em zonas de difícil acesso e garantindo elevada autonomia operacional. Numa segunda fase, está prevista a aquisição de um Veículo de Socorro e Assistência Tático (VSAT), vocacionado para suporte técnico, desencarceramento e apoio logístico em operações de emergência, constituindo um recurso essencial em intervenções complexas”, pode ler-se na comunicação à imprensa.

O projecto da Associação Humanitária “Vila do Conde + Segura”, segundo o Município de Vila do Conde, “constitui um investimento estratégico na protecção civil do concelho, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz a incêndios e outras emergências, reforçando a segurança das populações, a protecção do território e a resiliência ambiental. A aquisição destas viaturas contribui ainda para o fortalecimento da capacidade de resposta intermunicipal e regional”.

Fotos: CMVC

partilhar Facebook
Banner Publicitário