Voz da Póvoa
 
...

Candidatos da CDU Visitam Reserva Ornitológica de Mindelo

Candidatos da CDU Visitam Reserva Ornitológica de Mindelo

Vila do Conde | 11 Junho 2021

Uma delegação da CDU PCP-PEV composta pelos candidatos à Câmara Municipal de Vila do Conde, Hugo Amorim, e à Assembleia Municipal, Victor Lopes, deslocou-se hoje à Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) tendo sido convidadas as Associações Ambientais para marcarem presença nesta ação.

Contamos com a presença de elementos da FAPAS - núcleo de Mindelo tendo sido abordadas com estes várias questões relacionadas com esta área protegida em particular:

- As intervenções realizadas por parte do executivo municipal, no âmbito do projeto Naturconde, nesta área protegida;

- O Regulamento da Paisagem Protegida e os seus órgãos de gestão (ainda não nomeados);

- O Plano da Orla Costeira e em particular a vulnerabilidade da costa Vilacondense, identificando que é necessária a implementação de medidas ao nível da adaptação e mitigação face às alterações climáticas.

A CDU considera que aquilo que constitui uma vasta zona onde convivem a paisagem humanizada, áreas húmidas, matas, campos agrícolas, dunas, zonas florestais albergando mais de centena e meia de espécies de aves, cerca de dezena e meia de anfíbios e várias espécies de répteis, tem vindo a sofrer um processo de degradação que é fundamental estancar e fazer reverter não obstante terem sido dados alguns passos positivos, após vários anos de abandono, como o recém aprovado regulamento da Paisagem Protegida.

Este regulamento, apesar de algumas falhas que não foram sanadas na fase posterior à discussão pública, apesar dos inúmeros contributos, é o documento que servirá de base ao funcionamento deste espaço. Nele estão previstos o Conselho Diretivo e o Conselho Consultivo para os quais ainda não foram empossados os membros.

A criação destes organismos, e assim exista vontade política do executivo municipal, para além da conservação da natureza e da prossecução de objetivos de educação ambiental, permitiria, entre outros objetivos, encetar de forma consistente ações de limpeza e de remoção de lixeiras, ações de recuperação de dunas e da vegetação natural, ações de despoluição e de limpeza de ribeiras, lagunas e zonas húmidas do sapal da Azurara, a criação de centros de recuperação e tratamento de aves, a par da instalação de um núcleo museológico dedicado à ornitologia e à prática da arte dos “roleiros” de Mindelo.

A CDU tem, ao longo dos anos, desenvolvido trabalho, seja no plano municipal, seja no plano nacional, na defesa desta área protegida, de denúncia perante as intervenções que colocam em causa a fauna e a flora deste espaço e em particular com a tentativa de transformar esta Reserva num Parque de Lazer.

O compromisso da CDU é a de continuar a pugnar pela preservação deste espaço único enquanto Paisagem Protegida e Reserva Ornitológica.

 

 

 

partilhar Facebook
788/IMG_20210610_2.jpg
788/IMG_20210610_3.jpg
788/IMG_20210610_1.jpg
788/IMG_20210610_4.jpg
Banner Publicitário