Voz da Póvoa
 
...

Câmara de Vila do Conde Repudia Acusações do PS Local

Câmara de Vila do Conde Repudia Acusações do PS Local

Vila do Conde | 8 Fevereiro 2021

Na manhã de segunda-feira, a Presidente da Câmara de Vila do Conde convocou os jornalistas, para esclarecer aquilo que considera, “informações completamente falsas, escritas, ninguém pode negar que as produziu e que o meu executivo vem desmentir”.

Elisa Ferraz acrescenta que, “é afirmado pelo Partido Socialista local e pelo presidente da concelhia, que a Câmara Municipal de Vila do Conde não manifestou disponibilidade de instalações para a vacinação que está em curso no município da Póvoa de Varzim, no âmbito do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS). Isto é completamente falso. No dia 29 de Janeiro, eu recebi uma comunicação da directora do ACeS, Judite Neves, a dizer que o centro de vacinação ficaria localizado na Póvoa de Varzim, evocando um princípio que respeitei. Estávamos a iniciar um processo piloto no país e por cada ACeS havia um centro de vacinação. Ora, é na Póvoa de Varzim porque em Vila do Conde, desde o mês de Março, funciona a consulta dedicada à Covid no nosso Centro de Saúde, que continua a receber os utentes do nosso concelho e da Póvoa de Varzim. Ou seja, uma vez que em Vila do Conde se tinha iniciado a consulta Covid, o centro de vacinação foi para a Póvoa. Respeitei como sempre faço”.

A Edil reafirmou que Vila do Conde “está disponível e tem todos os espaços necessários e condições para acolher o processo de vacinação contra a Covid-19. Lembro que, na fase inicial da pandemia foram testadas mais de 1.000 pessoas no nosso Pavilhão Desportivo. Repeti à directora do ACeS a nossa disponibilidade para criar um centro de vacinação no mesmo local, simplesmente, nunca nos foi perguntado nenhum parecer prévio sobre esta matéria. A verdade é que informei no dia 3 de Fevereiro por telefone, o Dr. Carlos Nunes, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Norte, que temos disponível equipamento, sistema de frio capaz de guardar as vacinas, voluntários e condições, para, no imediato, instalar um centro de vacinação. Mas foi-nos dito que não será para já”.

Elisa Ferraz revelou que a Câmara contactou, no dia 1 de Fevereiro, todas as Juntas de Freguesia, no sentido de se prepararem para transportar as pessoas que vão ser chamadas ao local de vacina, algo que está a decorrer até este momento. Temos assegurado o transporte, mas algumas Juntas também o têm feito”.

A Presidente da Câmara recordou que, “no mundo à nossa volta, nas nossas famílias, perto de nós há gente, que morre, há gente que sofre e há uma pandemia que nos deixará a todos para sempre mais pobres e com vivências que nunca sonhamos ter. No entanto, a nível local, é exercida uma pressão por parte do PS inqualificável. Estão a dizer-nos que vão, agora, junto dos seus amigos do governo e que haverá centro de vacinação em Vila do Conde. Isto é um terrorismo e uma pressão que nenhum de nós pode compreender. Estamos num Estado de Direito onde há regras para respeitar ou, pelo contrário, há os amigos que conseguem do governo aquilo que uma Presidente eleita e o seu executivo não conseguem? O certo é que, há pelo menos um município onde a situação se repetiu, onde esses compadrios deram resultado, falo de Esposende”.

Eliza Ferraz diz lamentar profundamente e acrescenta que, “há quem se aproveite politicamente para exercer este tipo de pressões, à revelia dos eleitos pela comunidade. O município deu todos os passos e esteve sempre em contacto com as autoridades responsáveis. Sinto-me extraordinariamente ofendida. Estamos a falar de casos de vida ou de morte e esta baixeza política circula no nosso município. Estas posições do PS ultrapassam a oposição política, tem a ver com estratégias, com artimanhas falsas, para baralhar princípios e denegrir a acção daqueles que estiveram sempre na linha da frente, fazendo tudo o que nos é possível para ajudar a minimizar os problemas que atravessámos. Esta conferência, serve para esclarecer que arautos das mentiras circulam pelo nosso concelho e os vilacondenses precisam saber a verdade sobre os factos que aqui estou a relatar”.

partilhar Facebook
729/vila-do-conde-IMG_7515.jpg
183/Camara_VC.jpg
Banner Publicitário