Voz da Póvoa
 
...

BPI Reabre em Vila do Conde Balcão desenhado por Siza Vieira

BPI Reabre em Vila do Conde Balcão desenhado por Siza Vieira

Vila do Conde | 25 Março 2021

O Balcão do BPI de Vila do Conde, desenhado pela Arquiteto Álvaro Siza Vieira na década de 80, informa que “tem reabertura marcada para o próximo dia 29 de março. O edifício constitui um dos marcos da arquitetura portuguesa e esteve encerrado durante dois meses para a execução de intervenções de manutenção no exterior e de modernização no interior do edifício, com o alargamento da zona de atendimento a clientes, de acordo com critérios de privacidade e conforto”, pode ler-se em nota enviada às redacções.

E acrescenta: “As obras realizadas contaram com o acompanhamento do gabinete do prestigiado Arquiteto português e o próprio Siza Vieira esteve presente para avaliar o andamento das intervenções”.

Este investimento do BPI na modernização do balcão de Vila do Conde, que dispõe agora de zonas diferenciadas para um atendimento mais personalizado, insere-se “no objetivo de reforçar a relação de proximidade com o Cliente e melhorar a sua experiência quando se dirige ao balcão do Banco”.

Como é do conhecimento público, o emblemático edifício branco de forma arredondada está classificado como “Património do Presente” e integra o roteiro das obras de Siza Vieira a visitar na zona do Grande Porto.

Todos os anos, centenas de estudantes de arquitetura e especialistas da área, nacionais e internacionais, visitam esta obra “de culto”, construída em 1986 como sucursal do então Banco Borges & Irmão.

Em 1988, este projecto de Siza Vieira foi galardoado na edição de estreia do Prémio de Arquitetura Mies Van der Rohe. Este prémio é o mais importante galardão de arquitetura contemporânea atribuído na Europa e resulta de uma parceria entre a fundação Mies Van der Rohe com sede em Barcelona e a Comissão Europeia.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário