Voz da Póvoa
 
...

Azurara: Restauro do painel de azulejos

Azurara: Restauro do painel de azulejos

Vila do Conde | 28 Março 2021

Em comunicado a Câmara Municipal de Vila do Conde, informa que através do Gabinete de Arqueologia, com o apoio da Junta de Freguesia de Azurara e de uma empresa especializada, está a proceder à consolidação e restauro do painel de azulejos “Visite em Vila do Conde”.

“Produzido na Fábrica Aleluia, em Aveiro, foi mandado realizar pela Comissão Municipal de Turismo em 1954, com o intuito da promoção turística do concelho, à semelhança do que vinha sendo adotado noutras importantes estâncias de turismo de Portugal”, pode ler-se na nota.

Que acrescenta: “O aqueduto aparece como imagem de fundo da composição, sendo completado com imagens dos nove monumentos e locais mais representativos do concelho (Igreja Matriz, Rendas de Bilros, Santa Clara, Senhora da Guia, Ponte d ́Ave, Igreja de Rio Mau, Pelourinho, Praia de Banhos e Estação Aquícola), acompanhados das respetivas legendas e do brasão de armas da Câmara Municipal, no canto inferior esquerdo”.

Recordamos que, “o local escolhido para a sua localização, um recanto junto à secular Fonte de Azurara e à margem da Estrada Nacional 13, fazia parte desde finais do século XIX da Estrada Real nº 30 que fazia a ligação do Porto a Valença. A configuração do troço da estrada onde está localizado o painel de azulejos e que se mantém até aos dias de hoje, surge aquando da construção da ponte metálica sobre o rio Ave em 1893, proporcionando ligação direta ao tabuleiro da ponte desde o Alto da Azurara, a principal entrada terrestre em Vila do Conde para quem vinha de sul”.

 

partilhar Facebook
747/1.jpg
747/6.jpg
Banner Publicitário