Voz da Póvoa
 
...

As Curtas Este Ano São mais Longas

As Curtas Este Ano São mais Longas

Vila do Conde | 9 Julho 2021

O Curtas Vila do Conde regressa à tela do Teatro Municipal, entre os dias 16 e 25 de Julho, com a exibição de 236 filmes, dos quais 17 integram a competição nacional. O Festival de Cinema Internacional, com dedicatória na curta-metragem, nas 29 edições, foi apresentado no dia 6 de Julho, na sala principal, pelos directores Miguel Dias, Mário Micaelo, Nuno Rodrigues e Hugo Ramos, na presença da Presidente da Câmara Elisa Ferraz.

Na abertura da conferência de imprensa, a Edil agradeceu ao grupo que, “ao longo dos anos tem organizado o Festival, sempre com a mesma determinação, mesmo em momentos tão difíceis como aconteceu no ano passado devido à pandemia, sabendo que o momento é também delicado, mas as condições de segurança estão asseguradas para que a 29ª edição possa ser celebrada. A minha presenta significa o apoio da Câmara Municipal e dos vilacondenses a este extraordinário programa internacional das Curtas-metragens. Desejo o maior sucesso para o Festival, o momento alto da programação cultural do nosso concelho”.

Por seu lado Miguel Dias fez questão de esclarecer que “o Festival é para o país e para o estrangeiro, mas sem o apoio inequívoco de Vila do Conde, o Festival não tinha razão de existir. Não fazemos programação cultural para que venham todos os outros. O Festival está feito sobretudo para os vilacondenses e esperamos sempre a sua contribuição, este ano com o desejo de uma presença mais forte e marcante, sabendo que as regras de segurança obrigam a redução de público nas salas, pela imposição do distanciamento social que é preciso respeitar e manter”.

O Curtas Vila do Conde mais uma vez oferece cinema música e artes visuais, nos espaços do Teatro Municipal de Vila do Conde, Auditório Municipal e a Solar - Galeria de Arte Cinemática. A experiência do ano passado repete-se e o Festival volta a promover um conjunto de iniciativas em formato online, programando sessões em formato VoD, debates e entrevistas.
 
Em paralelo com o Festival, a organização do Curtas convidou o realizador e artista português Diogo Costa Amarante, vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim em 2017, a expor no Solar – Galeria de Arte Cinemática.

Recordamos que o Festival apresentou-se em público pela primeira vez em 1993, inteiramente dedicado ao cinema curto nacional e internacional. Em cada ano faz questão de apresentar o melhor do cinema curto contemporâneo, nacional e internacional, incluindo ficções, animações e documentários, reunindo ainda uma série de blocos programáticos não competitivos que incluem retrospetivas, cinema de autor, eventos especiais como filmes concerto, dedicatórias a realizadores de cinema curto ou longo, performances e diversas actividades. Destaque para programas destinados ao público familiar e mais jovem, Curtinhas e My Generation, que integrará uma vasta selecção de curtas que irá visitar o universo de diferentes idades, dos maiores de 3, de 6 até aos maiores de 10 anos, mas também a Competição Take One!, que reúne trabalhos realizados por estudantes portugueses de diversas instituições do ensino superior nacionais e internacionais, onde se espera ver gente a prometer futuro no cinema.

As sessões do Curtinhas serão exibidas no Teatro Municipal de Vila do Conde nos dias 17, 18, 24 e 25 de Julho, pelas 11h00 e 16h30.

O 29º Curtas organizará 13 sessões, 9 da Competição Internacional e 4 da Experimental, numa seleção que volta a cruzar o documentário, a ficção e a animação.

Decorridas quase três décadas, o Festival continua a surpreender e a conquistar espaços e lugares, que pareciam inatingíveis. Este ano, a Academy of Motion Picture, Arts, and Sciences, responsável pela cerimónia dos Óscares, integrou o Curtas Vila do Conde na lista de Festivais Elegíveis para os Óscares. Significa que a partir desta edição, o Grande Prémio da Competição Internacional e o Prémio para melhor filme da Competição Nacional são elegíveis para consideração nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação/Ficção (Live Action) dos Academy Awards, não sendo necessário os filmes serem apresentados em circuito comercial nos EUA e desde que cumpram os regulamentos do concurso para os Óscares.

A entrega dos prémios é no Sábado, 24 de Julho, pelas 16h00, com o clássico de Charles Chaplin, “O Garoto de Charlot”. Uma sessão comemorativa do centenário da estreia deste filme do grande cineasta que atravessou gerações e chegou à eternidade.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário