Voz da Póvoa
 
...

Artesanato em Vila do Conde em Feira Nacional

Artesanato em Vila do Conde em Feira Nacional

Vila do Conde | 16 Agosto 2025

 

Inaugurada no dia 26 de Julho, a 47ª Feira Nacional de Artesanato congrega, em Vila do Conde, até 10 de Agosto, duas centenas de artesãos nacionais, assegurando a cobertura geográfica do País, continuando a defender as artes manuais na melhor e mais genuína mostra das artes tradicionais portuguesas, ponto de encontro e de cruzamento entre o saber tradicional dos artesãos mais velhos e a introdução de novos materiais ou técnicas por parte das mais recentes gerações também representadas. Ao todo são cerca de 200 artesãos participantes a exibir as suas artes e saberes ancestrais.

Com o sucesso da iniciativa alcançado nos anos anteriores, terá lugar a 3ª edição do Concurso Jovem Artesão, patrocinado pelo Crédito Agrícola, que se destina a premiar um trabalho numa das áreas do Artesanato tradicional. Este ano conta com a participação de cerca de três dezenas de artesãos, e mais uma vez visa incentivar e dar destaque à criatividade dos jovens até 30 anos.

No passado domingo decorreu um dos momentos mais emblemáticos da Feira de Artesanato, com a celebração do Dia da Rendilheira, que contou com mais de uma centena de rendilheiras, espalhadas pelo recinto, a ilustrar ao vivo como se cria entre bilros o ex-libris do artesanato de Vila do Conde: as Rendas de Bilros.

Para que o tempo não se esgote em palavras e silêncio, a música, a dança e os cantares tradicionais são um desfile de presenças em Palco, assim como as Jornadas Gastronómicas, onde, sem sair do recinto, os visitantes têm oportunidade para percorrer o país dos sabores, numa viagem pelo melhor da Cozinha Portuguesa.

Com o objectivo de combater a segregação e discriminação das pessoas com doença mental, e contribuir para a inclusão e participação social destes doentes, a Feira Nacional de Artesanato associou-se, este ano, ao Hospital de Magalhães Lemos (ULS de Santo António, EPE), no Porto, e apresentou a exposição "Anjos e Demónios – Combater o Estigma na Doença Mental". Trata-se de uma exposição colectiva de trabalhos artísticos produzidos pelos utentes do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos, ou seja, uma selecção de peças, sobretudo de cerâmica e pintura, realizadas nos diversos ateliers criativos da instituição.

A Feira Nacional de Artesanato é organizada pela Câmara Municipal e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.

Fotos: CMVC

partilhar Facebook
Banner Publicitário