Voz da Póvoa
 
...

Apoio Social Reforçado no Âmbito da COVID-19

Apoio Social Reforçado no Âmbito da COVID-19

Vila do Conde | 30 Novembro 2020

Com a sequência de aprovações por parte do Governo e Presidente da República, do estado de Emergência, decorrente da actual situação pandémica, os problemas sociais tem-se agravado. Uma situação que a Câmara de Vila do Conde tem acompanhado e pretende minorar. Nesse sentido, Elisa Ferraz, presidente da Câmara, anunciou, no âmbito do “Programa Estamos Aqui”, o reforço das medidas de apoio socioeconómico aos munícipes, em situação vulnerável, o incentivo à dinamização do comércio local e o apoio às Instituições Concelhias de intervenção social, desportiva e cultural.

Os apoios são os seguintes:

- Aumento do valor do fundo de emergência social para 250 mil euros e prolongamento das medidas excecionais de acesso até 30 de junho de 2021. A este fundo podem aceder todos os Munícipes em situações excecionais, de carência, decorrentes da situação de Pandemia atual.

- Distribuição de refeições e cabazes por todo o Concelho, com a constituição de um banco de retaguarda para reforço das respostas sociais, numa articulação directa com os parceiros da rede social muito especialmente com as IPSS’s e Conferências Vicentinas Concelhias.

- Disponibilidade de apoio através da Loja Social, situada na Praça José Régio, de equipamentos, quer a nível de mobiliário, têxtil-lar, vestuário e calçado para diferentes faixas etárias.

- Apoio Social para consumo de água tornando-o gratuito até 15m3, de acordo com o regulamento em vigor.

- Acesso a medicamentos gratuitos, para doenças crónicas,  através do “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”.

- Acesso à “Vacinação SNS-Local” que assegura gratuitidade da aplicação da vacina da gripe nas farmácias, a séniores acima aos 65 anos.

- Apoio à renegociação dos compromissos financeiros e de créditos assumidos pelas famílias.

- Novo reforço de 2 000 litros de gasóleo aos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e de 1 000 litros à Cruz Vermelha Concelhia.

- Dentro das limitações de utilização dos espaços culturais bem como da impossibilidade de ajuntamentos de pessoas, a Autarquia continua a compatibilizar as possibilidades de programação, existentes, dando lugar à apresentação pública dos agentes culturais locais.

- Para todos os espaços comerciais propriedade do Município,  bem como para todos os lugares de mercados e feiras e esplanadas, redução de 50% até 30 de junho de 2021.

- Apoio à Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, para num trabalho concertado com a Autarquia, levar a efeito ações que visem dinamizar a economia e comércio local. As iluminações e decorações de Natal na cidade e freguesias e o desenvolvimento de uma Campanha de Comunicação têm como finalidade o apelo à vivência desta época no nosso Concelho promovendo assim também o comércio local.

 A Câmara de Vila do Conde reforça que “todos aqueles que necessitem de apoio deverão dirigir-se aos Serviços Sociais da Autarquia que farão a respetiva avaliação e o encaminhamento devido”. E conclui que: “O Executivo Municipal continuará atento à difícil situação que vivemos, fruto da pandemia COVID-19, de modo a garantir, dentro das suas competências, a proteção e a segurança dos vilacondenses”.

 

 

partilhar Facebook
183/a-voz-VC-RS9_2127_.jpg
183/RS6_0362-©Rui-Sousa_2017_.jpg
183/Seca_do_Baclhau_1.jpg
Banner Publicitário