Voz da Póvoa
 
...

Alfândega Régia: Viagem de Circum-navegação por Fernão de Magalhães

Alfândega Régia: Viagem de Circum-navegação por Fernão de Magalhães

Vila do Conde | 17 Agosto 2021

Os passos de uma viagem no tempo e a tempo de ser visitada pelo público na Alfândega Régia-Museu de Construção Naval, até 31 de dezembro. A exposição tem como pano de fundo a "Circum-navegando... Do local ao global - Transferir saberes através dos Oceanos - a construção naval".

Para além da contextualização histórica sobre a tipologia de embarcações usadas no período da expedição de Fernão de Magalhães e da descrição das técnicas construtivas utilizadas, são apresentados nesta exposição uma série de desenhos inéditos de uma Nau de 18 rumos, de cerca de 1580, executados a partir da interpretação técnica dos elementos apresentados no "Livro da Fabrica das Naos", da autoria do Padre Fernando de Oliveira.

A viagem que partiu do porto de Sanlúcar de Barrameda a 20 de setembro de 1519 teve consequências importantes no seu tempo e impactos que só a longa duração viria a evidenciar. A expedição é vista como fulcral para o encontro de civilizações e culturas a uma escala mundial. "Circum-navegando... do local ao global" centra-se nos contributos e nas incidências locais desse evento a partir do perfil e dos contributos de alguns municípios portugueses envolvidos em dinâmicas de globalização por via marítima, procurando evidenciar as intercessões recíprocas entre o local e o global.

É sempre bom recordar que entre 2019 e 2022 comemoram-se os 500 anos da realização da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre iniciada por Fernão de Magalhães e terminada por Sebastián Elcano.

A Direção Regional da Cultura do Norte, em parceria com os municípios de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ponte da Barca e Sabrosa, coordena uma exposição polinucleada com o intuito de se associar ao ciclo evocativo/ comemorativo e reforçar a duradoura relevância da Volta ao Mundo de Fernão de Magalhães.

partilhar Facebook
893/Circum_navegando_exposicao_1.jpg
893/Circum_navegando_exposicao.jpg
Banner Publicitário