Voz da Póvoa
 
...

Albino Aroso Homenageado na Celebração do seu Centenário

Albino Aroso Homenageado na Celebração do seu Centenário

Vila do Conde | 23 Fevereiro 2023

 

Assinalou-se na quarta-feira, dia 22 de fevereiro, os cem anos do nascimento de Albino Aroso, médico e político reconhecido como o “pai do planeamento familiar”.

A Câmara Municipal de Vila do Conde e a União de Freguesias Malta e Canidelo promoveram uma homenagem com o descerramento de uma placa evocativa do centenário na casa onde nasceu, na Rua do Caracoi, na freguesia de Canidelo, antecedido de uma eucaristia e de uma romagem ao cemitério.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, marcou presença nesta homenagem e enalteceu a “acção do Dr. Albino Aroso na implementação de políticas de saúde em prol dos direitos das mulheres e do direito à contraceção, em Portugal”.

O Edil reconheceu a justa homenagem a um Homem que foi um “defensor da dignidade humana e sensível aos dramas sociais”, lembrando que “o Dr. Albino Aroso foi responsável pela produção da principal legislação que contribuiu para reduzir drasticamente os índices de mortalidade materno-infantil no nosso país”.

Este foi o primeiro momento do programa de comemoração e homenagem a Albino Aroso, mas seguir-se-ão outras actividades relacionadas  até ao final do ano.

partilhar Facebook
Banner Publicitário