Voz da Póvoa
 
...

Acolhimento e Integração de Refugiados Ucranianos

Acolhimento e Integração de Refugiados Ucranianos

Vila do Conde | 22 Março 2022

A Câmara Municipal de Vila do Conde informa que criou um grupo de trabalho de forma a dar uma resposta integrada no acolhimento e integração da comunidade ucraniana deslocada na sequência do conflito Rússia-Ucrânia. Este grupo de trabalho, coordenado pela Proteção Civil Municipal, tem como objectivo definir e operacionalizar um programa de acção concertado, integrando o suporte das Juntas e Uniões de Freguesia, das entidades de proximidade e parceiras do Município, das empresas, assim como da sociedade civil.

Na nota pode ler-se que “o Gabinete de Acolhimento e Integração à comunidade ucraniana deslocada em Vila do Conde estará disponível a partir do próximo dia 21 de março de 2022, nos Paços do Concelho, e dará resposta a questões relacionadas com o pedido de proteção temporária, saúde, emprego, educação, formação em português, entre outras. Em simultâneo, nesse mesmo dia, será aberto ao público um ponto de recolha de bens de primeira necessidade: alimentação (não perecíveis), vestuário, calçado, produtos de higiene e têxtil lar, nas lojas 16 e 17 do Mercado Municipal de Vila do Conde. Os bens recolhidos destinam-se à comunidade ucraniana deslocada em Vila do Conde”.

Para dar resposta à necessidade de alojamento de algumas pessoas da comunidade ucraniana deslocada, a Câmara Municipal está a criar, igualmente, uma bolsa de alojamento temporário e gratuito.

Qualquer pessoa que possua um imóvel em boas condições de utilização e demonstre interesse em responder a esta necessidade, pode manifestar a sua disponibilidade através do emailsos.ucrania@cm-viladoconde.pt

Gabinete de Acolhimento e Integração à comunidade ucraniana deslocada em Vila do Conde

Tel: 252 248 457

E-mail: sos.ucrania@cm-viladoconde.pt

Horário de Funcionamento:

• 9h00 - 12h30

• 14h00 - 17h00

Ponto de Recolha de Bens Essenciais para a comunidade ucraniana deslocada em Vila do Conde

Segunda-feira: 9h30 - 12h30

Quarta-feira: 14h30 - 17h30

Sábado: 9h30 - 12h30

Integrar pela Cultura

A Câmara Municipal de Vila do Conde informa ainda que “estabeleceu uma parceria com a Associação Cultural “Vantagem Erudita”, formada por ucranianos e luso-ucranianos, disponibilizando uma sala do Centro de Atividades (Parque João Paulo II) para o desenvolvimento de atividades de âmbito sociocultural destinadas a crianças e famílias deslocadas ucranianas”.

Mais informação através dos contactos:

Telm: +351 920 557 332 ou +351 931 372 995 / E-mail: vantagem.erudita@gmail.com

partilhar Facebook
1188/bem-vindos_Ucra.jpg
183/Camara_VC.jpg
Banner Publicitário