Voz da Póvoa
 
...

A Tradição da Feira dos Namorados Regressa à Praça de S. João

A Tradição da Feira dos Namorados Regressa à Praça de S. João

Vila do Conde | 19 Janeiro 2020

A instituição da “Feira dos Vinte” remonta a 1704, ano em que D. Pedro II, na sequência de uma solicitação das gentes de Vila do Conde, emite um alvará régio instituindo a Feira Franca de Santo Amaro, a realizar ao dia 20 de cada mês.

Às feiras acorriam lavradores, rapazes e raparigas das freguesias vizinhas, com os seus trajes de festa, bem como comerciantes de lugares mais distantes, onde, para além das trocas comerciais, se trocavam também olhares e palavras galanteadoras.

Com o passar dos anos, as feiras foram perdendo algum esplendor. No entanto, o seu carácter socializante havia de permanecer, já que era um local privilegiado para travar conhecimentos, onde as conversas decorriam muitas vezes em rimas e as raparigas contabilizavam os rapazes com quem tinham namoriscado, o que acabaria por criar a designação de “Feira dos Namorados”.

As colheres de pau eram o “meio de transporte” das mensagens apaixonadas que os rapazes ofereciam às raparigas com quem mais simpatizavam e que num passado não muito distante serviram de pretexto para começar namoros e amores.

Passaram os tempos de pedir namoro em verso, mas os alunos das escolas do concelho de Vila do Conde, todos os anos, recriam a tradição de decorar e transformar modestas colheres de pau em pequenas obras de arte com missivas amorosas.

Assim, a tradição da “Feira dos Vinte” ou “Feira Grande de Janeiro” regressa à Praça de São João, na próxima sexta-feira, 17 de Janeiro. A iniciativa conta com a participação dos alunos, da população sénior e do comércio local.
De referir ainda que, até quinta-feira, os milhares de colheres de pau, decoradas pelos alunos das escolas e pelos utentes de Instituições de Solidariedade Social de Vila do Conde, podem ser apreciadas no Centro de Memória.

partilhar Facebook
201/Feira-dos-Namorados-regressa-à-Praça-de-S.-João.jpg
201/Colheres-de-Pau-no-Centro-de-Memória.jpg
Banner Publicitário