O 5 de Outubro de 1910 foi o dia da implantação da República Portuguesa, deixando para trás muitos séculos de monarquia. Tudo ou quase tudo mudou, embora a República tivesse vivido, também ela regada pelo sangue assassino até estabilizar em eleições duvidosas e nos últimos 50 anos, livres.
Por isso, é sempre de louvar quem se lembra de celebrar, mais que os 115 anos da República, a liberdade que hoje temos em escolher o mais alto magistrado da nação.
Vila do Conde como habitualmente celebrou o dia da Implantação da República, em homenagem aos que, em 1910, contribuíram para a mudança do regime em Portugal.
A cerimónia iniciou com o Presidente da Câmara Vítor Costa, a fazer a revista ao Corpo Activo de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, seguindo-se o hasteamento da Bandeira e a entoação do Hino Nacional interpretado por Margarida Rodrigues.
As celebrações terminaram com a romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, onde foi depositada uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já falecidos.
Fotos: CMVC