Voz da Póvoa
 
...

A Prioridade na Educação com Reforço Social

A Prioridade na Educação com Reforço Social

Vila do Conde | 18 Agosto 2022

 

Anunciados na conferência de imprensa no dia 10 de Agosto, na Biblioteca Municipal de Vila do Conde, pelo presidente da Câmara Vítor Costa, o Cheque-Creche e o Cheque-Educação, foram aprovados em Reunião de Câmara, no dia seguinte. O total de apoios sociais é de cerca de um milhão e trezentos mil euros.

As medidas aprovadas foram bandeiras da candidatura de Vítor Costa à presidência da autarquia. O Cheque-Creche, que irá abranger cerca de 760 crianças, tem como objectivo “apoiar todas as crianças a residir e a frequentar creches das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Instituições privadas com fins lucrativos ou amas protocoladas pela Segurança Social, no concelho de Vila do Conde, independentemente da condição económico-social do agregado familiar, que não beneficiem da medida de gratuidade, nos termos previstos na Lei. O valor unitário, a atribuir no próximo ano lectivo é de 250,00 euros por criança”.

Quanto ao Cheque-Educação, destina-se a apoiar “todos os alunos que frequentem a escolaridade obrigatória em estabelecimentos de ensino público, no concelho de Vila do Conde, o mesmo acontecendo com todas as crianças que residam no concelho e frequentem os Jardins de Infância, do sector público, solidário e privado, independentemente da condição económico-social do agregado familiar”, esclareceu aos jornalistas Vítor Costa. O apoio visa a aquisição de material escolar/didático, ou outros bens/produtos relacionados com a educação dos destinatários do material a adquirir, em livrarias/papelarias, ou outro comércio local, do concelho de Vila do Conde.
Estima-se que cerca de 10.050 alunos do concelho, sendo 2.050 em idade pré-escolar, e 8.000 da escolaridade obrigatória, ensinos básico e secundário, vão receber no próximo ano lectivo 100,00 euros cada um.

A Câmara Municipal divulgará com a maior brevidade possível as inscrições ao acesso para o Cheque-Creche e para o Cheque-Educação.

Durante a conversa com os jornalistas, Vítor Costa revelou que a Câmara Municipal está a preparar um plano de poupança de água e de energia nos edifícios públicos e que em breve será anunciado e colocado em prática. 

Quanto à candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026, outra das bandeiras do actual presidente da Câmara, “está no bom caminho”.

partilhar Facebook
1188/Vitor_Costa_CMVC.jpg
1188/Vitor_Costa_CV.jpg
Banner Publicitário