Voz da Póvoa
 
...

A Poveira Camisola foi à Feira Nacional de Artesanato

A Poveira Camisola foi à Feira Nacional de Artesanato

Vila do Conde | 24 Julho 2022

 

A abertura mais esperada pelos vilacondenses aconteceu no sábado, 23 de Julho, na inauguração oficial da 44.ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Vítor Costa, o Vereador da Cultura, Paulo Vasques, e o Presidente da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, António Saraiva Dias, entre outras entidades.

A visita a cada um dos stands instalados nos Jardins da Av. Júlio Graça, prolongou-se por mais de duas horas com o presidente da Câmara a agradecer e a interrogar os artesãos sobre as suas inspiradas criações. No stand poveiro encontrava-se a Vereadora do Turismo, que agraciou o autarca vilacondense e a sua comitiva com várias lembranças, incluindo uma miniatura representativa da Camisola Poveira. Lucinda Amorim reconheceu a importância de estar presente na Feira de Artesanato de Vila do Conde: “Temos imenso gosto em estar aqui. Acima de tudo, pretendemos divulgar o concelho da Póvoa de Varzim. O tema é a Camisola Poveira e estamos aqui para receber todos aqueles que vierem à feira. Há quem queira saber mais sobre esta peça de artesanato, e temos todo o gosto em esclarecer as pessoas, mas também para as convidar a visitar o nosso concelho”.

Em tempo de dedicatória ao Ano Europeu da Juventude, a organização - associando-se ao facto do Município ter anunciado, recentemente, a sua candidatura oficial a Capital Europeia da Juventude 2026 - dedica um pavilhão central do recinto da Feira aos jovens artesãos oriundos de diferentes países europeus, entre os quais Espanha, França, Bélgica, Itália, Malta, Geórgia e República Checa. A Ucrânia faz-se representar pela artesã Ludmila Kostjuk que apresenta trabalhos de cerâmica/olaria.

O programa de animação diária destaca a música tradicional portuguesa, contando ainda com actuações itinerantes e performativas. No dia 29 de julho, sobe ao palco o Rancho Poveiro. 

Como habitualmente, realizam-se as Jornadas Gastronómicas que proporcionam aos visitantes saborear o melhor da cozinha portuguesa, de norte a sul do país, sem sair do recinto da feira.

De segunda a quinta-feira estará aberta das 17h00 às 24h00 e à sexta-feira, sábados e domingos das 15h00 às 24h00. Com entrada livre até 7 de Agosto.

partilhar Facebook
Banner Publicitário