A Feira de Gastronomia que assinala a sua 25ª Edição, contou na inauguração a 22 de Agosto com a presença de várias Confrarias Gastronómicas, em representação dos melhores sabores de cada região servidos à mesa.
Entre outras novidades, o Restaurante Temático celebra os 200 anos de nascimento de um dos maiores vultos da literatura, sob o mote “À mesa com Camilo” recria receitas incluídas no livro homónimo de Elzira Sá Queiroga.
Recordamos que Camilo Castelo Branco registou, na sua obra literária, a evolução social e cultural da sociedade portuguesa, descrevendo a queda da aristocracia em contraciclo com a ascensão burguesa. Para aqueles que visitam a Feira de Gastronomia, “À Mesa com Camilo” recupera receitas dos almoços, jantares ou tertúlias desse período, inspirados nas pormenorizadas narrativas presentes na obra do autor, onde pratos típicos da época e relacionados com os seus romances, são servidos.
Mas há mais, na centralidade do recinto, cinco restaurantes apresentam em cada dia a Cozinha Tradicional Portuguesa com a confecção dos pratos mais tradicionais de Trás-os-Montes, Douro Litoral, Alentejo, Alto Tâmega, Barroso e Madeira. Por isso, até 31 de Agosto, ainda vai a tempo de degustar do melhor das carnes portuguesas certificadas: Arouquesa, Barrosã, Mirandesa, Porco Preto Alentejano e carne certificada de bovino da Madeira.
Há os comes e bebes, mas também pode comprar e levar para casa. Cerca de 70 expositores apresentam uma infinidade de produtos: do pão tradicional aos bolos e biscoitos, dos enchidos às carnes fumadas, passando pelos queijos, compotas e geleias, ervas aromáticas, azeites e vinagres, mas também pelos chás e infusões ou ainda pelos vinhos, espumantes e digestivos. A esta oferta gastronómica juntam-se várias petisqueiras (sopas, pão cozido em forno de lenha, petiscos de carne, peixe e vegetarianos), e tabernas com cerveja artesanal e vinho a copo das várias regiões. O melhor é mesmo passar por lá.
O evento é organizado, em parceria, pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e pela Câmara Municipal.
Fotos: Direitos Reservados