Voz da Póvoa
 
...

45ª Edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde

45ª Edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde

Vila do Conde | 19 Julho 2023

 

As portas da 45ª Edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde vão abrir, no sábado, 22 de Julho, este ano, com particular atenção aos 50 Anos da Geminação de Vila do Conde com a cidade galega de El Ferrol, duas cidades atlânticas e marinheiras, irmanadas pelo mar e pelas rendas.

Outra novidade, da presente edição da Feira Nacional de Artesanato, é o Concurso Jovem Artesão 2023, patrocinado pelo Crédito Agrícola, que se destina a galardoar um trabalho numa das áreas do Artesanato tradicional.

Com esta iniciativa pretende-se não só incentivar e dar destaque à criatividade dos jovens até 30 anos, mas também associar o evento à candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026, para a qual Vila do Conde foi já selecionada juntamente com as cidades de Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

A 45ª Feira Nacional de Artesanato contará com cerca de 200 artesãos, assegurando a cobertura geográfica do País, e recebendo, pela primeira vez, artesãos oriundos de Vila Real (trajes de Podence), Alcobaça (cerâmica), Ovar (Tanoaria), Alcanena e Oleiros (esculturas em pedra), Oeiras (olaria), Miranda do Corvo (tecelagem e estanho).

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita, decorrendo num espaço frondoso e apetecível, ao ar livre, num recinto com 11.000 m2, onde os cerca de 200 artesãos participantes exibem as suas artes e saberes ancestrais.

A 30 julho acontece um dos momentos mais emblemáticos do evento, com a celebração do Dia da Rendilheira, onde várias dezenas de rendilheiras, espalhadas pelo recinto, mostram ao vivo como “nasce” o ex-libris do artesanato de Vila do Conde: as Rendas de Bilros.

A música, a dança e os cantares tradicionais são uma presença constante no certame, mas destacam-se as Jornadas Gastronómicas, as quais, sem sair do recinto, permitem aos visitantes percorrer o País de Norte a Sul, fazendo uma viagem pelo melhor da Cozinha Portuguesa e, nos dois primeiros dias do evento, pelos sabores da inconfundível cozinha galega.

A 45ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde acontece entre os dias 22 julho e 6 agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça. A organização é da responsabilidade da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Câmara Municipal de Vila do Conde.

Com entrada livre, os horários são o seguinte:

Horário
2ª a 5ª Feira – 17h00 às 24h00
6ª, Sáb e Dom  – 15h00 às 24h00

partilhar Facebook
2310/DSC_0957.jpg
2310/DSC_0915.jpg
2310/DSC_0959.jpg
2310/IMG_0099.jpg
Banner Publicitário