Depois da ceia de Natal em família, um grupo de pessoas assistiu ao nascimento do Varzim Sport Clube, no dia 25 de Dezembro de 1915. Os anos passaram, a história foi sendo construída com dedicação e conquista. Chegou ao mais alto patamar competitivo do futebol português, por onde andou muitos anos. Hoje, tenta reerguer-se e encontrar no presente o seu riquíssimo passado.
A data em cada ano é celebrada, primeiro com o hastear da Bandeira e com palavras de apreço de Ricardo Nunes, Presidente Do Varzim Sport Club; Ivo Maio, Vice-presidente da Assembleia Geral, e de Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que anunciou para breve, como presente de aniversário, a construção de uma cobertura na Bancada Sul. Este acto foi presenciado por dezenas de sócios e simpatizantes do clube.
Seguiu-se a romagem ao cemitério para homenagear os antigos jogadores do Varzim: Joaquim da Rosa, mais conhecido por Quim, jogador de raça, que fez toda a carreira no clube e, ainda hoje, considerado um dos mais carismáticos e emblemáticos jogadores que representou o coração do futebol poveiro.
Outro defesa que deixou saudade, Artur Ferreira, conhecido por Russo, pelos seus cabelos loiros, natural de Terroso, integrou a equipa campeão nacional da 2.ª Divisão na época de 1975/76, comandada por António Teixeira, também já desaparecido do mundo dos vivos.
No lugar onde repousam outros nomes, foram homenageados os Sócios Fundadores do Varzim Sport Club, Armindo Santos Graça, Américo Santos Graça, Alípio de Oliveira, José Teixeira Malhão, José Martins Reina e Manuel Agonia Frasco.
Os homens passam e as instituições por eles criadas continuam o caminho da eternidade.
Fotos: VAR SC