Voz da Póvoa
 
...

Visita à Unidade Local de Saúde e à Beneficente

Visita à Unidade Local de Saúde e à Beneficente

Política | 4 Outubro 2025

 

A Iniciativa Liberal visitou, no dia 2 de Outubro, a Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, onde foi recebida pelo Conselho de Administração, e a Beneficente – Associação de Solidariedade Social.

Na Unidade de Saúde Local “verificámos que o principal desafio permanece na dificuldade de continuar a prestar serviços de qualidade em instalações limitadas fisicamente. As obras de ampliação, há tanto tempo prometidas, ainda não avançaram, mas existe a expectativa de que possam ser incluídas no próximo Orçamento do Estado de 2026”.

A IL registou o objectivo da ULS de “continuar a marcar a diferença pela capacidade de inovação e consolidar-se como hospital de referência, bem como as práticas já adotadas para utilizar de forma eficiente os recursos disponíveis no Serviço Nacional de Saúde e responder às necessidades da população. Com gestão próxima e eficiente, mantendo as valências existentes e, sempre que possível, reforçando-as – pretende-se adicionar Oftalmologia assim que possível – a IL compromete-se a contribuir para que os recursos públicos aplicados tenham impacto efetivo na vida das pessoas”.

Seguiu-se A Beneficente para conhecer de perto o trabalho social que esta instituição desenvolve há décadas em prol da comunidade. Durante a visita, os candidatos da IL tiveram a possibilidade de conhecer as instalações, compreender a realidade diária e ouvir as aspirações da direcção.

Durante a visita “foi explicado que a actividade social é parcialmente financiada pelas receitas de serviços prestados no setor educativo (creche e infantário). Complementarmente, a instituição recebe atualmente 90 mil euros/ano de apoio municipal e 23 mil euros/ano provenientes da participação do município nas receitas do imposto especial de jogo, conforme previsto na legislação aplicável às zonas de jogo”.

Apesar desse apoio, “A Beneficente não beneficia de isenções ou reduções nos custos com água e eletricidade – encargos que representam um peso relevante para quem presta um serviço social essencial e que poderiam ser alvo de atenção por parte da autarquia. A instituição conseguiu, no entanto, aprovar uma candidatura ao PRR, garantindo investimento nas instalações e melhores condições para os seus utilizadores.

Foi também partilhada a preocupação com a abertura de novas respostas educativas públicas, nomeadamente no edifício adquirido pela Câmara Municipal – antigo Jardim de Infância da Obra de Santa Zita – que cria distorções de mercado e pode colocar em causa a sustentabilidade de entidades que, há décadas, prestam este serviço à comunidade”.

A Iniciativa Liberal sublinha “a importância de apoiar e valorizar instituições como a Beneficente, fundamentais para o tecido social poveiro, e defende uma relação de cooperação transparente entre o poder local e a sociedade civil”.

Fotos: D. Reservados

partilhar Facebook
3393/IL_CHospitalar.jpeg
3393/IL_Beneficente.jpeg
Banner Publicitário