Voz da Póvoa
 
...

“Universidade do Mar” um Nome a Decorar

“Universidade do Mar” um Nome a Decorar

Política | 14 Novembro 2023

 

No final da Reunião de Câmara, do dia 7 de Novembro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, anunciou aos jornalistas um protocolo de cooperação entre o Município, a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e a Marinha Portuguesa, a assinar no dia 22 de Dezembro, com o objectivo de criar um Curso de Especialização em Estudos do Mar, Estratégia e Segurança Global.

“No nosso Plano Estratégico (2020-2030) tínhamos uma aposta na criação de uma possível universidade ligada a estas matérias”, lembrou Aires Pereira, e sublinhou que, “iremos assinar este protocolo para que seja possível, já no segundo semestre, darmos início ao primeiro destes cursos. É um protocolo de grande importância para a Póvoa de Varzim”, insistindo que “este protocolo tripartido pode ser e deve ser o início de algo bastante relevante para o nosso concelho”.

Na Reunião do Executivo foram aprovadas, no âmbito da transferência de competências da educação, as minutas de Adendas aos Contratos Inter-administrativos que resultam da Delegação de Competências, titulando os valores a transferir pelo Município aos Agrupamentos de Escolas de Aver-o-Mar, Campo Aberto, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Rates, Escola Secundária Eça de Queirós e Escola Secundária Rocha Peixoto.

Foi também aprovado um Contrato de Comodato a celebrar com a Freguesia da Estela, para a regularização da utilização do Parque Desportivo da Estela, para que possam ser feitos investimentos pela freguesia. 

Foi aceite a Proposta da Comissão Municipal de Toponímia de atribuição das seguintes designações toponímicas: Rua das Villas Caramuja e Rua Dr. Alberto Moreira, ambas na Vila de Aver-o-Mar.

Aprovados apoios financeiros de 20 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de Laúndos para as obras de manutenção do espaço “Ar de Rock Laúndos”; o mesmo valor foi atribuído para financiar os projectos de Arquitectura e das especialidades de engenhariam para concluir o adro da igreja paroquial de Balasar. foram também atribuídos apoios às festas da Imaculada Conceição (festas do Castelo dias 7 e 8 de Dezembro), e ao Rotary Club da Póvoa de Varzim para o aluguer de um autocarro, para uma visita de estudo dos utentes da Universidade Sénior. 

Socialistas com 30 Propostas para o Orçamento Municipal

Os Vereadores Socialistas, ao abrigo do direito da oposição, apresentaram 30 propostas “devidamente enquadradas e justificadas” ao PSD para o Orçamento Municipal 2024, que será discutido esta terça-feira em reunião extraordinária: “As propostas vão desde a mobilidade até à descarbonização, arborização da cidade, medidas para apoiar as famílias, os pequenos negócios, para as pessoas idosas, no âmbito da cultura, habitação, e ainda cinco propostas direccionadas especificamente para o desenvolvimento das freguesias. São propostas concretas e devidamente justificadas, que apresentamos como forma de acrescentar ao debate político, embora saibamos que o presidente da Câmara a participar em reunião preparatória para o Orçamento, nem precisa porque tem maioria, mas em nossa opinião seria proveitoso”.

E João Trocado disse não ter dúvidas que “se houvesse uma mudança no partido maioritário na Póvoa, o direito a participar no Orçamento com propostas e discuti-las seria melhor tratado por nós”. 

Por: José Peixoto

Fotos: Arquivo

partilhar Facebook
1908/IMG_20221227_183529.jpg
1908/IMG_20230228_181046.jpg
1908/IMG_20230228_181139.jpg
Banner Publicitário