Voz da Póvoa
 
...

Unidades de Saúde do Concelho Vão Ser Intervencionadas

Unidades de Saúde do Concelho Vão Ser Intervencionadas

Política | 6 Outubro 2023

 

O Executivo Municipal aprovou na Reunião de Câmara de 26 de Setembro, os protocolos com a ARS Norte, que permitem fazer a candidatura a Fundos Comunitários, no sentido de efectuar as intervenções necessárias na conservação e manutenção dos edifícios do Centro de Diagnóstico Pneumológico, Unidades de Saúde Familiar (USF) Terra e Mar; USF Corino de Andrade; USF do Mar, e USF Eça de Queiroz. O investimento é de 700 mil euros. 

Ainda no âmbito da transferência de competências no domínio da saúde, as restantes USFs que servem o concelho da Póvoa de Varzim também receberão obras de manutenção numa fase seguinte: “Nós queríamos que fossem intervencionadas neste momento, seria uma empreitada que iríamos levar a cabo em todas as USFs que estão necessitadas também. Quando essas competências passaram para a Câmara Municipal, rapidamente fomos alertados para as obras de manutenção que deveriam ser feitas, não só pelos responsáveis da USF, mas também pelos utentes”, disse o Vice-presidente, Luís Diamantino, que presidiu à Reunião de Câmara.
Embora, fosse esse o desejo, as intervenções ainda vão retardar: “Se o Estado demorou este tempo todo, não é a Câmara que vai, rapidamente, intervir. Há todos estes processos, todos estes saltos que temos de dar, de acordo com as necessárias candidaturas. As obras serão interiores e exteriores, e de adaptação, como é o caso do Centro de Diagnóstico Pneumológico, aos novos equipamentos que vão ser instalados”.

Por sua vez, para João Trocado, “se há quem saiba como é que as pessoas se movimentam dentro da cidade e dentro do concelho, é a Câmara Municipal. Como é que os edifícios devem estar organizados, em termos de mobilidade, da acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, às dificuldades que há de movimentação das pessoas, seja os horários, embora estes não sejam competência da Câmara. Eu penso que faz sentido a transferência destas competências para as autarquias”.

O Vereador socialista reconhece que “são os autarcas que estão mais próximos das pessoas e podem saber com mais facilidade os seus problemas e aspirações, sendo que a transferência de competências na área da saúde é uma mais-valia para as autarquias. O problema é que, transferir edifícios a necessitar de intervenção também não é justo. Justo é que dentro do PRR fosse criado, então, um conjunto de candidaturas para poder renovar os edifícios que as administrações regionais de saúde entendessem que estivessem mais carentes de intervenção”, indicou.

Durante a reunião, João Trocado questionou a escolha que foi feita pela ARS Norte: “Não quer dizer que esteja errado, antes pelo contrário, penso que terão tido critérios, sem dúvida, mas o que faz sentido em termos de descentralização é que não sejam descentralizados só problemas, também possam ser descentralizadas as soluções. Penso que, vêm em boa hora as verbas para que se possam fazer intervenções nos Centros de Saúde do Concelho”.

Comemorações dos 50 anos da Cidade já têm Comissão Executiva

Durante a Reunião de Câmara foram revelados os nomes que compõem a Comissão Executiva de Comemoração dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim à categoria de cidade. Composta por seis pessoas, será presidida por Macedo Vieira, antigo Presidente da Câmara, acompanhado Afonso Pinhão Ferreira, Presidente da Assembleia Municipal; José Carlos Vasconcelos, “distinguido em 2006 com a Medalha de Cidadão Poveiro grau Prata; as historiadoras Maria Bernardete Faria e Sandra Amorim, e o Vereador da Cultura e Vice-Presidente da Câmara e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, que embora já tenham passado três meses, “temos quase um ano para continuar a comemorar, e o dia 16 de Junho de 2024 será, com certeza, um grande dia para essas comemorações. A Comissão já tem muito trabalho feito, mas eu não vou adiantar porque será o presidente da Comissão que irá a seu tempo falar sobre essas comemorações”.

A comissão não foi votada, no entanto, o Vereador João Trocado frisou que, “foi-nos dado conhecimento que o presidente da Câmara constituiu por vontade dele uma comissão composta por seis pessoas, presidida por Macedo Vieira, para organizar a efeméride comemorativa da elevação da Póvoa a cidade, há 50 anos. É uma organização que nos parece importante e que esse marco deve ser celebrado”.

Foi também nomeado pela Câmara Municipal, o director e ensaiador do Rancho Poveiro, Jacinto Sá, para ser interlocutor da autarquia junto da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, e que em breve irá ao Rio de Janeiro verificar o decorrer das obras de manutenção no edifício e as suas necessidades.

Luís Diamantino lembra que, “ao longo dos anos, tem sido indicado pela Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, (a mais antiga) como o porta-voz dessa Casa junto da edilidade poveira. Temo-nos dado bem com esse trabalho, visto que o senhor Jacinto Sá não só se desloca lá quando acompanha o Rancho Poveiro, mas também vai junto da directoria saber as necessidades, aquilo que precisam, no que é que a Câmara pode apoiar, e tem feito assim ao longo dos anos. Ele tem sido um conciliador”.

Segundo o Vice-presidente, “a directoria está a fazer a manutenção do edifício, que tem uma programação muito activa. O senhor Jacinto Sá, nesta deslocação, vai verificar tudo isso e também trará notícias da nossa casa no Rio de Janeiro”.

Para Luís Diamantino, “a Câmara tem dado apoio à Casa dos Poveiros, porque é um marco da Póvoa de Varzim, do qual muito nos orgulhamos, que está presente no Brasil, neste caso, Rio de Janeiro”.

Quem não podia estar mais de acordo é João Trocado, ao defender que a Casa dos Poveiros, que não conhece, “é um património cultural, diria até, da Póvoa, sendo que exerce a sua função de aproximar os brasileiros descendentes de poveiros que estão no Rio de Janeiro, e os poveiros que ainda lá estão, há 93 anos. Na minha opinião, é uma instituição que merece ser apoiada pela Câmara Municipal”.

Foi ainda atribuído pelo Executivo um apoio de 3.800 euros à Associação GOBS – Grupo Operacional de Busca e Salvamento, que corresponde ao valor do arrendamento da sua sede social.

A vereação socialista, pela voz de João Trocado, fez também uma sugestão ao Executivo, em relação aos nadadores salvadores, para que “pudesse ser concedida como regalia extra para quem estivesse a tempo inteiro na época balnear nas praias da Póvoa, um livre trânsito na Varzim Lazer. Por forma, a ser mais um incentivo que possa ajudar a compor o ‘plantel’ de nadadores salvadores para todas as concessões”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
2398/20230926_1.jpg
2398/20230926_4.jpg
Banner Publicitário