Voz da Póvoa
 
...

Um Século de Saramago Comemorado pelo PCP na Biblioteca

Um Século de Saramago Comemorado pelo PCP na Biblioteca

Política | 3 Outubro 2022

 

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto abriu as portas no primeiro dia de Outubro a uma sessão comemorativa do centenário do escritor José Saramago, promovida pela Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, envolvendo a Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim e do Sector Intelectual do Porto.
 
Recordamos que o Comité Central do PCP, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do Nobel da Literatura, decidiu desenvolver várias actividades sob o lema: "Escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista".

Compareceram mais de uma centena e meia de pessoas, que no átrio da Biblioteca, assistiram primeiro à leitura de textos de José Saramago pelo actor Alexandre Sá e de seguida a um breve enquadramento da sessão por José Rui Ferreira, da organização da concelhia local, que explicou ainda as muitas iniciativas que o PCP tem vindo a desenvolver, com destaque para a expressão que estas tiveram na Festa do Avante! e, nomeadamente, no concerto inaugural "Música na Palavra de Saramago".

Por seu lado, João Pimenta Lopes, deputado ao Parlamento Europeu e do Comité Central do PCP, destacou o percurso cívico e militante de José Saramago, a sua origem e ligação ao povo e a enorme qualidade da sua obra, como humanista e defensor da paz.

Mário David Soares, professor, fundador do Sindicato dos Professores do Norte e seu primeiro coordenador, revelou como começou a contactar com a obra de Saramago e as novidades da sua escrita, sublinhando o papel da mulher e Deus na obra do autor. 

Por último, José António Gomes, professor do ensino superior e escritor, fez uma pormenorizada análise do livro "A Caverna", com particular destaque para as formas contemporâneas do desenvolvimento do capitalismo, a proliferação dos Centros Comerciais, o consumismo e a alienação. Passados 22 anos desde a sua edição, a sua actualidade e pertinência, continuam a desafiar-nos.

A sessão encerrou com a inauguração de uma exposição, onde se pode ver obras de e sobre Saramago do espólio da Biblioteca Municipal, 21 pequenos textos de personalidades que foram convidadas a escrever sobre a experiência vivida ao contactar com a obra do autor e ainda nove obras de artes plásticas (pintura, escultura e vídeo), em diálogo com a arte de José Saramago.
 
A mostra pode ser visitada até ao dia 8 de Outubro.

partilhar Facebook
1727/Saramago_pv_04.jpeg
1727/Saramago_pv_01.jpeg
1727/Saramago_pv_06.jpeg
Banner Publicitário