
Há datas que assumiram escrever a história de uma terra. Aguçadoura era um lugar de Navais até se separar uma primeira vez a 24 de Outubro de 1933. No mesmo dia, há 12 anos, com a agregação de freguesias voltou a juntar-se à terra de Santa Luzia. A mesma data voltou a marcar a independência administrativa de Aguçadoura, com a tomada de posse do novo Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Campos, eleito pelo PSD, a 12 de Outubro com maioria absoluta, conseguindo 5 mandatos contra 4 do movimento independente Juntos por Aguçadoura – JPA.
Acompanham Ricardo Campos no executivo da Junta, Marcelino Pinheiro e Micaela Dourado, eleitos com 8 votos a favor e um branco. Por sua vez, Rafael Costa (PSD) foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia, com 5 votos e 4 em branco.
Na despedida, o presidente da União de Freguesias, Aguçadoura e Navais, Fernando Rosa, desejou uma caminhada de sucesso ao novo executivo, acrescentando que sai de consciência tranquila: “Dei o meu melhor e deixámos a Junta organizada e com as contas em dia”.
Também o presidente cessante da Assembleia de Freguesia, Sérgio Cardoso, enalteceu o civismo que sempre pautou as assembleias de freguesia e desejou aos que agora tomaram posse que façam o melhor pela Freguesia.
No seu discurso, Ricardo Campos começou por lembrar que “o Serviço Público é uma missão nobre, é um acto de coragem que exige muitos sacrifícios. O esforço de quem nos antecedeu deve ser sempre reconhecido. O progresso de uma comunidade constrói-se com respeito pelo trabalho de todos. Para mim é uma grande honra estar aqui hoje. Queremos fazer muito pela nossa terra que nos viu nascer e que nos criou. Da nossa parte, contem com muito trabalho, dedicação, transparência e humildade”.
E acrescentou: “Renovo aqui o nosso compromisso de servir a todos. Queremos reforçar o sentimento de comunidade, o espírito de pertença e de entreajuda que sempre caracterizou quem aqui vive. Temos perfeita noção da responsabilidade e dos desafios que vamos enfrentar. Mas, não estamos sozinhos nesta caminhada. Sabemos que poderemos contar com o apoio da comunidade, aceitando humildemente, todas as críticas construtivas e com o apoio incondicional do município”.
O novo Presidente deixou ainda uma palavra de esperança a todos os que vivem e trabalham nesta Freguesia: “Juntos, vamos fazer deste mandato um tempo de progresso, um tempo de orgulho e de atitude. Com humildade, muito trabalho e com verdade, vamos honrar a confiança que nos foi dada”.
Por: José Peixoto