Voz da Póvoa
 
...

Reunião do Executivo Deu Atenção Especial à Época Balnear

Reunião do Executivo Deu Atenção Especial à Época Balnear

Política | 14 Maio 2021

Reunião do Executivo Deu Atenção Especial à Época Balnear

Na Reunião de Câmara de terça-feira foram aprovados todos os pontos em agenda. O Presidente da Câmara começou por destacar os dois votos de pesar, um pelo mestre José Festas, fundador da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar e um segundo, por Avelino Gomes do Monte, que “enquanto líder político, a sua acção foi determinante para a alteração que o nosso município sofreu, para além de ter sido também presidente do Varzim SC. Nos anos 90, foi importante o seu contributo e apoio às associações culturais e desportivas poveiras”, referiu Aires Pereira no final da reunião do Executivo.

As medidas para a época decretadas pelas autoridades de saúde, repetem-se este ano, levando o Executivo a aprovar a implementação de regras que se praticaram no último verão, nos parques de estacionamento junto à marginal que eram gratuitos (a Norte das Piscinas da Varzim Laser e em Aver-o-Mar), mas que passarão a ser pagos a partir de 1 de Junho, para permitir uma certa rotatividade e limitação no estacionamento na frente de mar.

“Será adoptado, excecional e temporariamente, o mesmo modelo de parquímetros que nos permitiu ter uma época balnear de sucesso no ano passado, sem surtos pandémicos que afectassem a continuidade da actividade económica e turística tão importante para a sustentabilidade dos empresários da Póvoa de Varzim”, explicou o Edil e reforçou que no concelho da Póvoa de Varzim, “há cinco dias que não se registam casos positivos”, alertando para o esforço que todos temos que continuar a fazer para que o passado recente não regresse.

Foram também aprovados os protocolos assinados com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Grupo dos Amigos do Museu, relativamente à Camisola Poveira: “Nesta altura, estão em formação cerca de 80 pessoas e já temos uma lista de espera de mais 25. Isto significa que os poveiros aceitaram o desafio e estão interessados em preservar a tradição e o nosso património”. Um estímulo para profissionalizar o trabalho artesanal, que possibilita também a criação de microempresas, lembrou o Presidente.

Esta reunião do Executivo Municipal, serviu ainda para aprovar o Projecto de Regulamento Municipal da Gestão de Praias Marítimas integradas no domínio público hídrico do Estado, mas também o Projecto de Regulamento Municipal do Parque de Estacionamento do Antigo Quartel: “”No período de consulta pública, não houve qualquer sugestão ou contributo por parte de nenhum cidadão. Isto significa que o regulamento aprovado pela Câmara Municipal corresponde às espectativas das pessoas para o uso do Parque de Estacionamento do ex-Quartel, que será colocado ao serviço dos poveiros no Dia da Cidade (16 de Junho) ”.

Para dar continuidade à sustentabilidade ambiental e inteligência urbana, foi aprovada a abertura de concurso público para a colocação de quatro pontos de carregamento de baterias de veículos eléctricos na Avenida Vasco da Gama (Junto ao Desportivo da Póvoa), Avenida dos Descobrimentos (frente ao Casino), Praça Marquês do Pombal (entre o Posto de Turismo e o Mercado) e no Parque de Estacionamento em Aver-o-Mar junto à Igreja, obras que arrancam em Junho.

Por último, foi aprovado o Protocolo de Cooperação com a Lipor e a Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, com o objectivo de promover o desenvolvimento do Projecto CREW, que visa capacitar os desempregados para a recuperação de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, fazendo-os regressar à função da sua utilidade. Quanto a apoios dados pelo Município, foi concedida a isenção para o pagamento das taxas do processo de licenciamento da nova Escola de Música e Museu de Artes em Rates.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário