Voz da Póvoa
 
...

Requalificação da Escola dos Sininhos é para Avançar

Requalificação da Escola dos Sininhos é para Avançar

Política | 14 Abril 2024

 

O Executivo Municipal aprovou na Reunião de Câmara, no dia 9 de Abril, a abertura de concurso público para a obra de Requalificação e Ampliação da antiga Escola Primária dos Sininhos, um investimento que rondará 1,9 milhões de euros e deverá estar concluída num prazo previsto de 14 meses. A intervenção que deverá avançar antes do início do verão, abarcará a recuperação do velho edifício e construção de um novo com dois pisos.
Para Aires Pereira, esta era “uma obra muito desejada por todos”, daí o Executivo ter decidido dar “início a este processo, para voltarmos a ter a escola a funcionar numa zona da nossa cidade que sente a falta da Escola dos Sininhos”.

O Presidente da Câmara Municipal avançou que será feita ”a reabilitação total da Escola dos Sininhos. Vamos transformar aquele edifício escolar numa escola a tempo inteiro, que é esse o principal objectivo, com a criação e reabilitação das salas, reformulação do recreio, dotação de refeitório, espaço polivalente. Uma intervenção de acordo com as exigências actuais do ensino básico”.

A requalificação e ampliação da Escola dos Sininhos, estabelecimento de ensino frequentado por João Trocado, mereceu o seguinte reparo: “Sempre me admirou como é que passado tanto tempo ela ainda está praticamente como estava nessa altura e como já estava antes. De certa forma, a educação deveria ser a prioridade número 1 das políticas públicas, porque é a aposta no futuro, porque é um vetor fundamental da coesão social e, para uma comunidade, muita da sua actividade se centra nas escolas e em torno do ensino”. Para o Vereador Socialista, “sendo as escolas competência municipal desde 2008, parece-me que se deixou arrastar por muito tempo. Ainda se continua a deixar arrastar por muito tempo os investimentos necessários para a renovação das escolas, no sentido de as adaptar a um ensino moderno”.
 
Sendo a política a arte das prioridades como sublinhou João Trocado, “é sempre a escolha daquilo que consideramos primordial, que deveríamos fazer primeiro. E quando nós vemos que, por exemplo, se gastam e já se ultrapassou, mais de 3 milhões de euros com 400 metros de estrada com um viaduto, isso dava quase para se fazer duas obras da Escola dos Sininhos. A minha perplexidade acaba sempre – como é que deixamos passar tanto tempo para fazer obras desta natureza”. Analisando a eficácia de outros municípios, o socialista concluiu que “na Póvoa tem havido uma inércia da parte do pelouro da Educação no lançamento destas obras tão importantes. De qualquer forma, é uma boa notícia, naturalmente, das melhores notícias que podemos dar aos poveiros, quando, finalmente, avançamos com um investimento desta importância”.

Em resultado do concurso público lançado pelo município, foram nomeados os três chefes de divisão: de Informática, de Edifícios e de Acção Social. 

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
2540/20231219_-_RC1.jpg
2540/20240123_2.jpg
Banner Publicitário