Voz da Póvoa
 
...

Regulamento Municipal de Transito Aprovado em Assembleia Municipal

Regulamento Municipal de Transito Aprovado em Assembleia Municipal

Política | 3 Junho 2023

 

Depois de aprovado pelo Executivo Municipal, o Regulamento Municipal de Trânsito e Estacionamento para a Póvoa de Varzim, como era esperado, o mesmo aconteceu no dia 29 de Maio, na reunião extraordinária da Assembleia Municipal.

O documento entrou em vigor a 1 de Junho e estabelece as regras relativas ao ordenamento do trânsito nas vias integradas no domínio público municipal, tal como as regras aplicáveis às vias do domínio privado, quando abertas ao trânsito público que já se encontravam dispersas em vários documentos municipais.

O estacionamento tarifado na Avenida dos Pescadores junto à Praia da Fragosa em Aver-o-Mar, no Largo do Alto Martim Vaz ou na Rua do Varzim Sport Clube, na Póvoa de Varzim, já se cobrava desde 2020, entre Junho e Setembro. Este verão também se paga para estacionar na Avenida Santos Graça.

Durante a sessão da Assembleia Municipal, Marco Mendonça do Bloco de Esquerda votou contra o regulamento, no entanto deixou uma recomendação ao executivo para que “o valor da receita arrecadada pelos parquímetros seja destinado à gratuitidade dos transportes públicos, seguindo o exemplo de Cascais”. Seria uma forma de incentivar as pessoas a usar mais este transporte.

A mobilidade foi sempre uma preocupação para o Executivo, lembrou Aires Pereira: “ainda este ano, 99,8% da população do nosso concelho vai ter acesso a um serviço público de transportes com mais e melhor oferta para os passageiros em termos de preço, horários, número de paragens e tipo de veículos”.

A competência nesta matéria e a garantia do serviço de transporte é da Área Metropolitana do Porto. O contrato assinado está em vigor desde 1 de Maio, estando a decorrer o prazo para adaptação e incorporação de funcionários com as devidas competências profissionais.

partilhar Facebook
Banner Publicitário