O Executivo Municipal aprovou em reunião, no dia 4 de Junho, a extensa lista de empresas, instituições e pessoas que pretende homenagear no Dia da Cidade com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, criada especialmente para o culminar da comemoração do 50.º aniversário da Póvoa de Varzim à categoria de Cidade.
No dia 16 de Junho, no Pavilhão Municipal, as portas estarão abertas ao público não só para assistir a partir das 17h00, às 33 distinções, como para assistir a um concerto da conhecida fadista, Cuca Roseta.
“Este ano, o modelo da cerimónia do Dia da Cidade será substancialmente diferente, uma vez que se trata do encerramento dos 50 anos de elevação a cidade. Será um modelo que pretende distinguir empresas que constituem, pelo seu exemplo, formas de desenvolver o nome da Póvoa de Varzim, e que são também geradoras de emprego, todas elas com mais de 25 anos. São para nós empresas de referência e que importa homenagear com esta Medalha de Reconhecimento Poveiro especial dos 50 anos. Para além de empresas, temos também um conjunto de personalidades que nos merecem naturalmente uma enorme estima por aquilo que foi o seu trabalho e a sua dedicação ao concelho”, revelou no final da reunião o Presidente da Câmara, Aires Pereira.
A proposta do Presidente da Câmara Municipal, que vai distinguir 19 empresas, 4 associações e 10 personalidades, mereceu a concordância dos dois Vereadores socialistas: “Dado tratar-se de muita gente é sempre difícil ter um critério. Diria que podem ficar algumas empresas merecedoras de serem homenageadas, mas como a cidade vai continuar, se não forem este ano, poderão ser para o próximo. Isso acabará por ser retificado. Ano após ano, vão sendo reconhecidas pelo seu mérito pessoas, empresas e associações”, sublinhou João Trocado.
As personalidades a homenagear são: Abel Carriço, Adalberto Neiva de Oliveira, Joaquim Cancela, Pedro Azevedo, Raúl da Costa, Rui Anahory, Rui Bianchi, Raquel Camarinha, Ricardo Nunes e Sandra Amorim.
Quanto às empresas a distinção vai para A Poveira – Fábrica de Conservas, Agros, Agrozim, Beltrajo, Carnes S. José, Craveiro Mobiliário, Energie, Grupo Bodegão, Grupo CCR, Grupo J. Gomes Pereira, Grupo 31 de Janeiro e Aqueduto Eventos, Moldartpóvoa, Ortopóvoa, Pipe Masters, PROF, RDUZ, Tavares de Oliveira, Vidraria da Póvoa e Valentim José & Filhos.
As instituições distinguidas serão: A Filantrópica, Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim, Lions Clube da Póvoa de Varzim e Varazim Teatro.
Na Reunião de Câmara foi também aprovada uma minuta de protocolo com o MAPADI e a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim com vista à dinamização conjunta do estudo “Perspetivas Futuras de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência e Incapacidade no concelho da Póvoa de Varzim”, reconheceu Aires Pereira, referindo que “tem sido um sucesso este projecto, uma vez que tem permitido ao MAPADI arranjar colocação profissional para um conjunto de miúdos que, com as suas diferenças, podem integrar empresas em ambiente de trabalho”.
Por José Peixoto
Notícia completa na edição em papel A Voz da Póvoa de 12 de Junho 2024