Na Reunião de Câmara realizada no dia 25 de Março, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade o projecto de execução um Centro de Comando Operacional para a Proteção Civil, que se irá instalar num antigo edifício pertença do município, junto ao parque de estacionamento do antigo quartel. A sua recuperação irá beneficiar de uma candidatura ao abrigo do programa Norte 2030. “Um investimento de cerca de 700 mil euros”, e que surge para responder a uma “maior operacionalidade necessária por parte da Protecção Civil”. O edifício a requalificar “tem servido como uma espécie de armazém para peças do Museu”, explicou o Presidente da Câmara, Aires Pereira.
Com a mesma unanimidade, quer dos vereadores do PSD, quer do PS, foi aprovado o projecto de execução para a criação de uma creche na freguesia de Balasar, a instalar no rés-do-chão do edifício da Junta de Freguesia. O investimento rondará um milhão de euros e será também objeto de candidatura ao Norte 2030. Aires Pereira sublinhou que é intenção da autarquia apostar na “criação de equipamentos diferenciados em todas as freguesias do concelho”.
Quanto à execução do projecto de criação da creche, “penso que terá de começar ainda este ano, até por força da necessidade de investimento no que diz respeito ao 2030”, disse o Edil.
O Vereador socialista João Trocado assumiu o voto favorável, mas deixou um reparo: “É uma promessa já com pelo menos 5 anos e que ainda não saiu do papel, e também não é agora que vai sair, porque isto é apenas para fazer a candidatura. Estou certo de que será, novamente, uma promessa para as eleições de 2025”.
Nota: Notícia completa na edição em papel no dia 9 de Abril 2025