Voz da Póvoa
 
...

Primeira Sessão da Assembleia Municipal sem Novidades

Primeira Sessão da Assembleia Municipal sem Novidades

Política | 24 Outubro 2021

O Salão Nobre dos Paços do Concelho voltou a receber na sexta-feira, um ano e alguns meses depois, uma sessão da Assembleia Municipal, a primeira depois do acto eleitoral de 26 de Setembro, que voltou a dar a maioria absoluta ao PSD. O ponto único da ordem de trabalhos visou a eleição do Presidente da Mesa, e tal como era esperado, Afonso Pinhão Ferreira foi reeleito.

Nesta eleição, surgiu uma segunda candidatura à Presidência da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, encabeçada por Silva Garcia, do PS, que recolheu 6 votos, contra 23 do PSD. Quatro deputados municipais votaram em branco, tendo um deputado do PS faltado à reunião da Assembleia.
 
Concluída a eleição, Afonso Pinhão Ferreira na Mesa da Assembleia, terá como secretários, Sónia Araújo e Rui Coelho. Por seu lado, o socialista Silva Garcia tinha proposto para secretários, os deputados Gonçalo Angeiras e Francisca Ferreira.

No seu discurso de apresentação para novo mandato, o Presidente da Assembleia Municipal deixou palavras de apreço aos poveiros e seus representantes: “Quero manifestar o meu franco agradecimento pela confiança que a Assembleia exteriorizou ao eleger-me para a presidência deste órgão autárquico, incumbência que considero muito dignificante e que espero cumprir com dedicação e competência. Acredito vivamente que os senhores deputados estejam aqui para prestar um serviço à comunidade e que tenham o discernimento de ver do global para o particular. No cargo, serei eu próprio: respeitador, cumpridor e concertador”.

E acrescenta: “A Assembleia Municipal, como qualquer órgão institucional, tem objectivos prioritários. Primeiro é sem dúvida a Póvoa de Varzim e os poveiros, muito antes das directrizes e ordens partidárias ou apenas convicções pessoais. Tenho a certeza que qualquer deputado desta assembleia assumirá esse objectivo como capital e como tal, tudo irá fazer no sentido de contribuir para que as deliberações, aqui assumidas, tenham reflexo positivo na comunidade poveira. Não quer dizer que não se exerça aqui o exercício da consciência crítica, a divisão de ideias, o direito de oposição, a acção do contraditório, tudo debaixo das regras do exercício democrático e no respeito pelas decisões alicerçadas pela maioria”.
 
 A presente Assembleia Municipal tem a representação democrática de 7 partidos e outras tantas ideologias, a importância da opinião de cada um ser transmitida, mereceu apenas o desejo por parte de Afonso Pinhão Ferreira, para que todos os deputados possam cumprir “o Regimento da Assembleia e sem ultrapassarem em exagero o tempo nas intervenções. Nunca gostei, nem foi preciso cronometrar os períodos de intervenção, dado que tem havido respeito e educação dos intervenientes e espero que se mantenha essa tradição neste novo mandato”.

Na apresentação da sua candidatura Silva Garcia propôs “a realização de exposições e conferências temáticas com vista a conhecer melhor o nosso concelho. É preciso ir ao encontro dos cidadãos. A Assembleia Municipal deve ser uma Casa da Democracia onde estiver, seja neste Salão Nobre, nas casas dos poveiros através da transmissão On-line, no espaço público ou nas freguesias da Póvoa de Varzim. É urgente muito mais iniciativa. O PS permanece fiel à visão que apresentou aos poveiros e continuará o seu trabalho por uma governação mais participada e transparente, na qual todos os poveiros confiem”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário