Voz da Póvoa
 
...

Póvoa de Varzim Integra programa europeu para mitigar as cheias

Póvoa de Varzim Integra programa europeu para mitigar as cheias

Política | 12 Maio 2025

 

Ao abrigo do programa europeu Horizon Europe, para mitigar as cheias na zona do Rio Alto, na Estela, a Póvoa de Varzim vai receber 450 mil euros. O projecto que pretende combater e amenizar prejuízos provocados pelas alterações climáticas está a ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Universidade Politécnica de Milão, que inclui 23 entidades, entre as quais três autarquias. Além da Póvoa de Varzim, fazem parte a cidade de Cesena, Itália, e a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.

“Vamos participar neste projecto com uma intervenção e um estudo no que diz respeito às questões das cheias no Rio Alto. Inicialmente, vamos receber 450 mil euros para a primeira intervenção. O apoio técnico é dado pelo Sibio e a Biopolis, e participa também o Centro do Clima. Mas, naturalmente que sendo um consórcio internacional, haverá trocas de ideias e de experiências. Por isso é que é um projecto internacional e que envolve cidades e países de diversas origens”, revelou o Presidente da Câmara no final da Reunião de Câmara realizada no dia 6 de Maio.

Neste projecto-piloto, Aires Pereira considera que “é para nós uma enorme satisfação podermos participar a este nível em soluções de gestão de inundações. O projecto será apresentado de 21 a 23 de Maio, em Milão, com a participação do Município da Póvoa de Varzim”.

Pretende-se com a intervenção no Rio Alto “estabelecer condições mais amigáveis relativamente à zona com projectos de reestruturação de toda a envolvente, por forma a tentar mitigar o efeito das alterações climáticas que provocam inundações com relativa periodicidade e que têm causado danos. Nomeadamente, através da colocação de vegetação. Digamos que é um projecto que ao nível da União Europeia está a ser desenvolvido e para o qual estão a ser convocados todos os especialistas nesta área das alterações climáticas”.

A aprovação da candidatura do Município, enquanto parceiro, aos fundos europeus para a investigação científica mereceu o voto favorável dos vereadores socialistas: “a Póvoa servirá como município teste para resoluções de resiliência climática, soluções técnicas inovadores que resultem da investigação científica. O município identificou a zona das cheias do Rio Alto como objecto de estudo e implementação desta solução teste que o projecto vai abordar”, referiu João Trocado.

O objecto de estudo será um corredor que acompanhará o Rio Alto que poderá minorar as cheias decorrentes de excesso de precipitação. Segundo o socialista, o município abarcará com as despesas de “deslocações e subcontratação de técnicos para a parte da divulgação”, calculadas em 63 mil euros.

A verba fica disponível, “mas, naturalmente que a implementação é numa fase posterior. Já será noutro mandato, com certeza”, concluiu João Trocado.

Ainda durante a Reunião foram abertos concursos públicos após a decisão da Assembleia Municipal, relativo ao processo da limpeza urbana, foi também decidida a abertura do processo de expropriação com carácter de urgência para o Parque da Cidade, zona da Lagoa junto ao Hospital da Luz, e a abertura do novo concurso para as refeições escolares. O anterior ficou deserto.

Foi também aprovado um voto de pesar pela morte de Lídio Marques, antigo presidente do Varzim Sport Club. Para Aires Pereira foi “uma pessoa que diz muito à Póvoa, à Câmara Municipal e ao Varzim SC”. E acrescentou: “Nesse sentido queria transmitir à família os nossos mais sinceros pesares”.

Para João Trocado “Lídio Marques foi presidente do Varzim por várias ocasiões, a última das quais na Comissão Administrativa até o ano de 2000, e em 1999 recebeu a Medalha de Reconhecimento Poveiro, com todo o mérito”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário