Voz da Póvoa
 
...

PCP Está contra as Limitações ao Funcionamento de Feiras e Mercados Locais

PCP Está contra as Limitações ao Funcionamento de Feiras e Mercados Locais

Política | 26 Novembro 2020

Em nota enviada às redacções, esta quinta-feira, a Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP informa que “à exceção do cemitério, que ‘apenas’ tem implicações quanto a visitas, a limitação horária do mercado ao sábado e encerramento nas vésperas de feriados, bem como a proibição de feiras tem implicações económicas e financeiras desastrosas para os produtores, comerciantes e feirantes”.

E acrescenta: “A limitação do horário de funcionamento do mercado ao sábado já provou ter como consequência uma maior concentração da parte da manhã, pelo que a abertura durante todo o dia permitirá haver melhores condições de cumprimento das regras sanitárias. O horário limitado e o encerramento nas segundas-feiras impedem que os produtores possam escoar os seus produtos e que comerciantes possam equilibrar contas, num ano tão difícil para estes sectores”.

Já em relação ao encerramento das feiras, “coloca-se a mesma preocupação em relação aos feirantes. O que a Câmara Municipal não quer assegurar, juntamente com as Juntas de Freguesia, é o cumprimento das condições de segurança, bastando para isso mobilizar mais trabalhadores para fazer cumprir as regras sanitárias. Quais são as justificações que Aires Pereira/PSD apresenta para tal decisão? Que articulação foi feita com as autoridades de saúde para decidir que não há condições para manter o funcionamento destas actividades?”

Pode ler-se ainda “a Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP entende que é possível cumprir todas as regras sanitárias, desde que sejam tomadas medidas com fundamento, organizando os espaços, permitindo que a actividade económica não seja ainda mais reduzida. Não é necessário entrar em corridas para ver quem é mais restritivo, indo além do que está decidido a nível nacional”.

Por último, “a Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP está solidária com todos os produtores, comerciantes e feirantes que trazem os seus produtos e serviços até ao mercado e feiras”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário