Voz da Póvoa
 
...

Paulo Rangel Coloca o Ambiente nas Prioridades do PSD

Paulo Rangel Coloca o Ambiente nas Prioridades do PSD

Política | 22 Novembro 2021

As legislativas, não tarda, estão à porta e Paulo Rangel, candidato à presidência do Partido Social-Democrata, quer ser também primeiro-ministro. De momento tenta conhecer de perto algumas realidades do país, no caso o porto de pesca da Póvoa de Varzim, que visitou no dia 15 de Novembro. À sua espera estavam Aires Pereira, que integra a candidatura na área do ambiente, o seu executivo e dirigentes da classe piscatória, como o mestre Carlos Cruz, Presidente da APROPESCA; Manuel da Silva Marques, Presidente da Associação Armadores Pesca do Norte, e João Leite em representação da Direcção da Associação Pró-Maior Segurança Homens do Mar, que aproveitaram para revelar os problemas que a classe atravessa, assim como a urgência de proceder à limpeza, dragagem no Porto de Pesca e entrada da barra, por forma a permitir uma melhor circulação e segurança das embarcações.

Depois do almoço, o candidato falou das alterações climáticas e os seus efeitos na orla costeira. Paulo Rangel deixou bem claro que o Ambiente é uma das prioridades da sua candidatura, mas também se o partido for governo: “É importante que o PSD, sem nunca deixar de colocar a sustentabilidade em questão, a economia circular e as matérias ambientais nos seus programas, naturalmente completando-os com outras áreas da governação. Temos que saber ordenar as prioridades para a década e saber colocar na agenda pública a questão do ambiente como uma questão essencial. É imperativo dar uma resposta ao eleitorado, sabendo que a consciência ambiental espalhou-se por muitos segmentos. As pessoas ligam hoje o ambiente à saúde pública”. O candidato à liderança do PSD lembrou que “o ambiente é também uma oportunidade económica, pois, quando pensamos em transição ambiental, pensamos nos custos, mas há novas maneiras de produzir que são oportunidades para criar riqueza”.

Paulo Rangel não deixou de elogiar o presidente da Câmara Municipal: “Aires Pereira é uma referência como autarca, mas também para todos os sociais-democratas”. O candidato e deputado europeu crê que o seu partido tem as reformas necessárias para tornar o país mais competitivo e sair da cauda da Europa, com melhor ensino, melhor formação e maior produtividade.

O edil poveiro, que integra a candidatura de Rangel na área do ambiente, não duvida que pode ajudar “a construir um percurso e uma forma de intervir diferente. O PSD foi sempre um partido inovador na área do ambiente. Foi mesmo enquanto governo, o primeiro a criar uma Secretaria do Estado do Ambiente, com o Eng.º Carlos Pimenta e colocámos esta questão no centro das nossas preocupações, mas chegados aos dias de hoje encontramos uma ausência total de discurso relativo a questões tão importantes como estas, que são as preocupações da juventude e serão também das gerações futuras. Hoje é chegado o momento de agir”.

Para Aires Pereira, “enquanto responsáveis políticos de um Estado membro da União Europeia, enquanto partido político com especiais responsabilidades no futuro próximo do nosso país e acima de tudo enquanto cidadãos, há que continuar a contribuir para políticas, iniciativas e acções que invertam um percurso sinuoso que o actual governo e a sua falta de gestão tem vindo a impor de forma irresponsável ou desconhecedora. Há muita forma e pouco conteúdo para construir o país sustentável e com futuro que o PSD pretende”.  

partilhar Facebook
Banner Publicitário