Voz da Póvoa
 
...

O Primeiro Dia do Multiusos Póvoa Arena

O Primeiro Dia do Multiusos Póvoa Arena

Política | 9 Outubro 2022

 

A reunião de Câmara realizada no dia 26 de Setembro coincidiu com a demolição da Praça de Touros e o “retomar de um processo que demorou muito tempo a planear e que a conclusão desta obra trará um conjunto de oportunidades para a Póvoa de Varzim, sobre o ponto de vista do combate à sazonalidade, à realização de feiras, de grandes eventos, criando uma centralidade que permita ao comércio local beneficiar com isso”, disse Aires Pereira no dia em que a empreitada da Póvoa Arena arrancou depois de uma paragem de dois anos.

O Presidente da Câmara lembrou ainda que é também “um dia muito especial, faz hoje um ano que fomos reeleitos e nesse sentido é um dia de esperança para o nosso futuro”. Quanto à obra da Póvoa Arena o Edil confirmou que “continua a ter um prazo de execução de 18 meses”.

O retomar da obra deve-se ao facto de uma vez que “a sentença do Tribunal da Relação transitou em julgado no dia 22 de Setembro, tendo cessado todos os obstáculos jurídicos o que permite prosseguir com a empreitada”.

Os custos da interrupção da construção da Póvoa Arena, segundo Aires Pereira terão que ser imputados à Patripove que fez parar a obra: “Mal correria se o presidente da Câmara não defendesse os interesses do município e, portanto, iremos recorrer a todas as instâncias para sermos ressarcidos dos prejuízos causados por esta irresponsabilidade. É um processo que tem que ser avaliado em função dos dias que esteve parado, a evolução dos custos que tivemos, tudo isso será naturalmente contabilizado e iremos exigir a reintegração desse dinheiro que perdemos. Não foi o presidente da Câmara, fomos todos os poveiros”. 

E avança que “os nossos serviços de fiscalização e o próprio empreiteiro hão-de, entretanto, começar a conversar sobre essas contas e sobre o prejuízo causado por esta paragem forçada de quase dois anos”.
 
O Presidente da Câmara lembrou que a obra da Póvoa Arena tem apoio do Fundo de Turismo, “quando iniciámos esta obra, já tínhamos esgotado os nossos fundos comunitários em termos daquilo que era o programa 20/20. A partir do próximo ano haverá um novo quadro comunitário de apoio. Naturalmente, iremos apresentar a nossa candidatura”, obtendo desta forma outros meios de financiamento.

Por sua vez o vereador do PS, João Trocado, reconheceu que foram criadas as condições para que obra recomece, mas “da nossa parte a Póvoa Arena nunca foi uma prioridade. É uma obra com um custo superior a 10 milhões de euros e com este atraso de dois anos não sabemos se ficaremos por aqui. O mais provável é haver ainda um agravamento do valor da empreitada e isso preocupa-nos ainda mais. Nunca foi nossa política, entendemos que o pavilhão multiusos, a ser uma necessidade, nunca poderia chegar a estes valores e um local correcto para a sua edificação nunca seria um local onde existe tanta compressão urbana e tanta dificuldade de deslocação automóvel e de falta de estacionamento”. A edificar, segundo o socialista “seria na periferia como acontece em outros municípios”.

No decorrer da Reunião foi aprovado o contrato de comodato para a administração do complexo desportivo de Aver-o-Mar com o Averomar Futebol Clube. Aires Pereira revelou que será inaugurado a 15 de Outubro, e entregue em definitivo ao clube da terra. Em relação ao velho campo de futebol junto à foz do rio Esteiro, “agora que chegamos ao fim da execução do novo complexo desportivo de Aver-o-Mar, iremos executar aquilo que tínhamos em plano para aquela zona, que é devolver aquele espaço às pessoas. Este envolvimento será ainda mais alargado por força da intervenção que iremos fazer na actual estação elevatória de águas residuais que temos ali no Largo do Emigrante, e da necessidade, já identificada há muito tempo, de uma intervenção mais programada na cobertura do Rio do Esteiro”. Segundo o Edil, “o projecto de intervenção da área já está pronto, iremos em breve concluir o projecto de execução. No próximo ano, arrancaremos com esses trabalhos”.

Também João Trocado mostrou satisfação pela intenção do executivo querer renovar a cobertura do Rio do Esteiro, “situação que denunciámos há precisamente um mês, em Reunião de Câmara, sobre o mau estado e a perigosidade daquele equipamento para as pessoas, e parece que a maioria, neste caso o senhor presidente da Câmara, deu-nos ouvidos e resolveu acrescentar, àquilo que tinha previsto, a renovação da cobertura do Rio do Esteiro. Também o Largo do Imigrante será requalificado e essa é uma obra que nós reclamamos e que ainda bem que falamos nisso, porque há um mês atrás não estava prevista qualquer intervenção”. Acrescentando a possibilidade de limpeza do rio não deixou de saudar “o facto de termos sido ouvidos”.

No final da Reunião de Câmara, Aires Pereira anunciou que irá deslocar-se à casa dos Poveiros no Canadá, no São Martinho, um evento que junta toda a comunidade poveira que trabalha na região de Toronto.

partilhar Facebook
1206/20220830_RC_3.jpg
1206/20220830_RC_1.jpg
1206/2022-05-25-reuniao-CMPV-001.JPG
Banner Publicitário