Voz da Póvoa
 
...

O Cogumelo de Hiroshima 79 Anos Depois

O Cogumelo de Hiroshima 79 Anos Depois

Política | 6 Agosto 2024

 

Passaram 79 anos do bombardeamento atómico de Hiroshima. A 6 de Agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram sobre milhares de inocentes a primeira bomba atómica, que recebeu o baptismo de “Little Boy”. A cidade foi arrasada em segundos tendo no imediato sido dizimadas cerca de 80 mil pessoas. 

Para o historiador, Odir Fontoura, devido aos efeitos prolongados da radiação o número total de vítimas aumentou para cerca de 140 mil.

Não satisfeitos com o massacre, os Estados Unidos, três dias depois lançaram a bomba “Fat Man” sobre Nagasaki que resultou em cerca de 40 mil pessoas mais a perder a vida em segundos. O número de vítimas só não foi maior porque a topografia montanhosa da cidade não o permitiu.

Naturalmente o Japão rendeu-se, a 15 de Agosto de 1945, e a Segunda Guerra Mundial não durou muito mais tempo.

O certo é que a humanidade nunca soube dar uma resposta aos maiores atentados em massa da história e 79 anos depois, não só não fomos capazes de pôr um termo às armas nucleares, como assistimos serenamente à sua proliferação, hoje, com uma capacidade destrutiva absolutamente impensável e de consequências imprevisíveis.

De quem é a culpa? É vossa. Só o nosso protesto em massa nas ruas, em todos os lugares do mundo, a nossa exigência e inteligência acabará com a barbárie.   

Imagens: com direitos reservados

partilhar Facebook
Banner Publicitário