Voz da Póvoa
 
...

Novos Desafios as Mesmas Certezas

Novos Desafios as Mesmas Certezas

Política | 15 Abril 2024

 

Depois de no passado dia 18 de Março, ter apresentado a sua candidatura à presidência da Comissão Política do Partido Social Democrata da Póvoa de Varzim, na sede local do partido, Aires Pereira apresentou-se uma segunda vez aos militantes, no Diana-Bar, a 6 de Abril, mas desta vez com as linhas mestras da candidatura e a equipa completa a sufrágio que viria a ser eleita, no último sábado, para o biénio 2024/2026.

A única lista a sufrágio foi eleita pelos militantes com 179 votos a favor, tendo-se registado 5 votos em branco e 2 nulos. Quanto à Mesa do Plenário, encimada por Luís Diamantino, mereceu a confiança de 180 militantes, sendo que 5 votos foram em branco e 1 volto nulo.

Aires Pereira na formalização da sua candidatura focou-se na união de todos os militantes poveiros do PSD e na sua mobilização com vista às autárquicas do próximo ano, alertando que o partido deve estar preparado para dois cenários possíveis, em relação à desagregação administrativa de freguesias de 7 para as 12. O processo está na Assembleia da República a aguardar uma decisão que “só deve acontecer no início de 2025”. E lembrou que o actual cenário político resultante das eleições de 10 de Março precisa de consensos alargados.

Aos jornalistas explicou a necessidade de união no partido “as candidaturas autárquicas têm de ser abrangentes. Eu acho muito importante que, em primeiro lugar, o partido esteja e se apresente unido, com um rumo definido, porque normalmente as divisões não trazem um futuro risonho. Sabemos que da união aparece o consenso e a discussão para podermos escolher os melhores. Nós estamos num momento da vida pública, que os ditos partidos tradicionais precisam de afirmar muito essa união para que evitemos o crescimento dos extremismos, sejam eles à esquerda, sejam eles à direita. As pessoas têm de se rever no nosso projecto”.

O líder do PSD local acredita que “se continuarmos a cumprir com os poveiros com tudo aquilo que são os nossos compromissos assumidos, e a cumprir com os poveiros para que sintam que têm uma boa terra onde viver, onde educar os seus filhos, onde ter os seus negócios, onde ter a sua economia, não tenho dúvida nenhuma que numa sociedade dessas não há lugar a extremismos”.

A escolha do candidato do partido à Câmara Municipal, é uma das missões próximas da Comissão Política Concelhia, como Aires Pereira completa os três mandatos à frente da Autarquia, não poderá recandidatar-se, mas traça o caminho a seguir: “A minha palavra de ordem é no sentido de juntar o partido no concelho, para termos uma candidatura abrangente em que toda a gente se reveja nela, e que essa candidatura possa continuar os próximos 12 anos a dirigir os destinos da Póvoa de Varzim, porque os poveiros têm dado este voto de confiança, desde 1993, ao Partido Social Democrata, e isso é resultado da nossa governação”.

Em resultado das eleições na concelhia do PSD, a nova Comissão Política do partido é constituída por Aires Pereira, Andrea Silva, Fernando Carmo, Margarida Curval, João Pereira, Octávio Correia, Gaspar Macedo, Rui Leal, Marco Barbosa, Manuel Angélico, Alexandre Galiza, Rui Bianchi, Sofia Quintas, Carla Barros, João Magalhães e Miranda Coelho.

Os sociais-democratas poveiros reforçaram-se com uma Comissão Política Alargada, com Ricardo Silva, Pedro Carvalho, Félix Marques, Rafaela Gomes, Carlos Gondar, Manuel Meira, Sara Rosmaninho, Joaquim Carvalho, José Luís, José Araújo, Jorge Araújo, António Caetano, Sérgio Furtado, Luísa Aires, Carlos Miranda, Mariana Novo, Alice Ribeiro, Beatriz Gamito, Catarina Barreirinho, José Alberto, Fernando Rosa, Sérgio Cardoso, Maria João, José Armandino, Carolina Lagoela, Paulo João e Mariana Marques. Por sua vez, a Mesa Plenário é liderada por Luís Diamantino e o Gabinete de Estudos por André Tavares Moreira.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário