Voz da Póvoa
 
...

Mariana Mortágua Contactou População na Feira da Estela

Mariana Mortágua Contactou População na Feira da Estela

Política | 10 Julho 2023

 

 

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, visitou no dia 9 de Julho, a feira da Estela, onde manteve contactos com a população.
 
Durante a visita, Mariana Mortágua afirmou que as mudanças estruturais de que António Costa fala não interessam ao país, com uma economia cada vez mais insustentável, quer do ponto de vista ambiental, social e dos salários. Caso mais exemplificativo disso é a habitação. 

A coordenadora do BE, em relação às rendas, teceu várias críticas ao pacote Mais Habitação, recentemente aprovado, apontando as reviravoltas do executivo socialista que decidiu mudar as regras, passando a considerar os rendimentos brutos “tirou o chão” a várias pessoas.

Mariana Mortágua enfatizou que “o Governo tem de cumprir lei”, ou seja, tem de ter em conta os rendimentos líquidos. Por outro lado, “o Partido Socialista não pode dar a desculpa de que não paga o apoio a 20 mil pessoas porque estas não têm NIB nas Finanças”.

E considera que “não é aceitável ter como critério de atribuição do apoio, a existência ou não de uma conta bancária. Nesse sentido, as verbas devem ser pagas, quando necessário, através de vale postal, e o Governo não tem de estar à espera de Setembro para cumprir esta medida, podendo adoptar já a proposta do Bloco”.

Quanto à diminuição da retenção na fonte difundida pela maioria socialista como um aumento de rendimentos, a dirigente bloquista esclareceu que “não há redução de impostos para quem trabalha, é mais um truque, porque depois as pessoas não vão receber a verba na devolução do IRS. Estamos sempre a falar de truques, o Governo baralha e volta a dar. São sempre os mesmos salários e os mesmos rendimentos, vincou Mariana Mortágua.

A comitiva bloquista que visitou a Feira da Estela contou também com o membro da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, Marco Mendonça, que em contacto com estudantes do ensino superior, explicou a proposta apresentada pelo Bloco na última assembleia municipal, chumbada pela maioria PSD, sobre a gratuitidade dos passes para estudantes sub-23, que residem no concelho e se deslocam diariamente para os estabelecimentos de ensino. Uma proposta que segundo o bloquista, visava apoiar as famílias numa altura em que preços das rendas dos quartos disparam e mais estudantes optam por se deslocar em transportes púbicos, em vez de residir perto das suas faculdades.

partilhar Facebook
2292/estela1._9.07.2023.jpeg
2292/estela_9.07.2023.jpg
Banner Publicitário