Voz da Póvoa
 
...

Limpeza Urbana e Subsídios Reforçados para as Festas de São Pedro

Limpeza Urbana e Subsídios Reforçados para as Festas de São Pedro

Política | 14 Abril 2025

 

O Executivo aprovou em Reunião de Câmara realizada no dia 8 de Abril um conjunto de propostas, das quais se destacam a aprovação do concurso público para a limpeza urbana através da aquisição de serviços para os próximos três anos, recolha selectiva da Póvoa de Varzim e Aver-o-Mar. O concurso tem um preço base de 2 milhões e 90 mil euros. Foram também aprovados os subsídios para as Festas do São Pedro, e para a peregrinação anual da Nossa Senhora da Saúde, o regulamento da Feira do Livro, e um conjunto de apoios para Associações.

O actual contrato termina em Outubro e tinha o valor de 1 milhão e 423 mil euros. Segundo Aires Pereira, o aumento reflecte-se “por força da correção do aumento do ordenado mínimo e dos preços dos concursos a que vamos tendo acesso”.

João Trocado do PS diz que “o aumento é significativo, mas até à abertura do concurso nada impede que os concorrentes apresentem um preço significativamente mais baixo do que este preço-base”. E justificou o voto favorável porque “a internalização deste serviço não correu bem quando o Município abriu vaga para a admissão para assistentes operacionais, para começar a fazer uma parte deste território por meios próprios, mas os concursos ficaram desertos”. Depois de algumas queixas recebidas das condições de limpeza de algumas ruas e jardins da cidade, o Vereador alerta que “a limpeza pode ser mais cuidada em determinados locais. Deixamos a sugestão de se colocar nas papeleiras uma informação ou aviso apelando ao civismo, para que as pessoas mantenham a cidade limpa”. João Trocado anotou também alguma falta de civismo de algumas pessoas que passeiam o cão e não limpam os dejectos dos animais deixados em jardins e passeios da cidade.

Quanto aos subsídios aprovados para as seis associações que têm a responsabilidade de organizar em cada bairro as Festas de São Pedro, houve um reforço de verbas, 2500 euros a cada um, em relação ao ano anterior. A Matriz, Bairro Norte e Bairro Sul recebem 40 mil euros, cada um, enquanto os bairros de Regufe, Belém e Mariadeira recebem 30 mil euros, cada um. O Subsídio mereceu a concordância do PS.

João Trocado questionou na Reunião de Câmara a colocação de cartazes em Outdoors, relacionados com uma “campanha publicitária do Município para promoção do concelho e da cidade, mas não tive qualquer resposta do Presidente. Se estava ou não programada, qual era o motivo e o custo. Disse que responderia por escrito”.

O abate das árvores frente ao Póvoa Arena não foi abordado nem questionado na Reunião de Câmara, mas quisemos saber de Aires Pereira as razões para a sua total remoção e futura substituição: “Eu não sei se interessa alguma explicação por parte do presidente da Câmara, uma vez que já toda a gente se pronunciou, e eu fico até bastante admirado que as pessoas se pronunciem e não saibam a diferença entre uma Tília e um Plátano”, afirmou o autarca e acrescentou: “Nós fizemos um esforço grande, ao longo da obra, para conservar aqueles plátanos que lá estavam. Só que, pela natureza do terreno, ao fazermos as escavações para os arranjos exteriores e para as infraestruturas, apercebemo-nos que as raízes estavam muito superficiais, e os técnicos que fizeram essa avaliação não garantiam a estabilidade dessas árvores, que podiam pôr em causa a segurança das pessoas, e nesse sentido foi decidido o seu abate”. E reforça que foi feito um “esforço grande para preservar aqueles plátanos, não tílias, que os especialistas em árvores que fazem cartas abertas, que se pronunciam, não sabem o essencial. Costuma-se dizer que na Póvoa todas as árvores são pinheiros e todos os pássaros são tarrotes”.

Para Aires Pereira, o assunto passou ao lado da Reunião de Câmara porque, “não tiveram a hombridade de, na Câmara Municipal, pedirem uma explicação oficial sobre o assunto. Preferem continuar nesta situação de especular e não querer saber efectivamente o que é que se passou”.

Por: José Peixoto

Nota: Notícia completa na edição Especial Aniversário a publicar, no dia 23 de Abril.

partilhar Facebook
Banner Publicitário