Voz da Póvoa
 
...

Leões da Lapa Recebem Visita da Iniciativa Liberal

Leões da Lapa Recebem Visita da Iniciativa Liberal

Política | 26 Junho 2021

No âmbito das visitas às associações, o Núcleo Poveiro da Iniciativa Liberal (IL) foi recebido na Associação Leões da Lapa pelo Presidente, Pedro Casanova. Da conversa foi possível compreender melhor quais as dificuldades que esta emblemática associação do Bairro Sul atravessa.

Foram também visitadas as obras em curso que compreendem a remodelação e ampliação da sede associativa em actividade desde 1982. Com um universo de 680 sócios, desenvolve vários projectos de desporto e acção social. Do futebol ao futsal, passando pelo atletismo e ténis de mesa, promove também actividades culturais como o Rancho das Tricanas, a Rusga do Bairro Sul e o Cantar das Janeiras.

Em comunicado, a Iniciativa Liberal informa que “apreciou com agrado a atividade de cariz social e voluntariado de ocupação dos tempos livres da população aposentada na confecção de peças de vestuário, posteriormente doadas à população carenciada de Países Africanos”.

E acrescenta “à semelhança de outras associações, os Leões da Lapa defendem uma maior autonomia financeira associativa. Uma das formas de atingir esse objetivo, seria através da participação em projectos financiados por fundos europeus. Contudo, devido à falta de recursos humanos qualificados, os vários projectos acabam por não avançar. A IL defende que é fundamental que o Município articule e coloque o atual Gabinete de Gestão de Financiamentos ao serviço das associações”.

A IL defende uma gestão municipal dos transportes associativos mais eficaz. A utilização dos veículos disponíveis pelas diversas associações permitiria reduzir custos ao Município e às próprias instituições.

E propõe o "Cheque Associação", que “além da verba fixa atribuída mediante regulamento específico, permite aos Poveiros atribuir um valor a uma ou várias associações à sua escolha, foi considerada como uma medida positiva pelo Presidente Pedro Casanova. A sua concretização poderá trazer uma nova dinâmica ao trabalho associativo”.

E conclui: “Associações livres e independentes são bandeiras na IL Póvoa de Varzim, pelo que continuaremos sempre a lutar por elas”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário