Voz da Póvoa
 
...

Jorge Machado e João Martins São os Candidatos da CDU

Jorge Machado e João Martins São os Candidatos da CDU

Política | 17 Abril 2021

O cenário escolhido pela CDU para apresentar os seus candidatos foi precisamente o Edifício dos Paços do Concelho. Jorge Machado apresenta-se ao eleitorado poveiro como candidato à presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e João Martins é o número um à Assembleia Municipal.

A vontade e crença da CDU é voltar a ter um representante na vereação, como aconteceu em 1993 com Joaquim Cancela, e reforçar a posição da coligação de esquerda na Assembleia Municipal.
Jorge Machado regressa como candidato à Câmara, depois de já o ter feito nas eleições de 2009, não tendo conseguido a eleição como vereador. O advogado poveiro, que foi deputado na Assembleia da República durante 15 anos, vai tentar fazer história nas próximas eleições.

“A CDU apresenta-se disponível para assumir todas as responsabilidades que os poveiros queiram. Passa pelo reforço da CDU na Assembleia como na Câmara Municipal. Não só achamos necessário como imperativo para que haja uma pedrada no charco da gestão autárquica. Tivemos nos últimos quatro anos dois vereadores do PS que não fizeram oposição, limitaram-se a assistir à gestão autárquica. Nós acreditamos numa verdadeira oposição que possa criticar o que está errado, mas também apresentar propostas para que a nossa Póvoa evolua”, avaliou desta forma Jorge Machado, a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal.

Para o candidato, as reivindicações da CDU feitas em mandatos anteriores mantem-se: “Há um exemplo clarificador relativamente ao passado. a carta educativa que define a estratégia da Câmara Municipal para o nosso concelho tem 14 anos e não sofreu qualquer actualização para o nosso concelho, o que é inconcebível. Por outro lado essa mesma carta educativa não foi concretizada pela Câmara Municipal. A Autarquia olha para as tarefas como a habitação, a educação e mesmo a mobilidade dos transportes como uma prioridade secundária. Nós entendemos que são determinantes para a qualidade de vida da população. Nós precisamos responder ao problema gritante que não é de hoje, de jovens e menos jovens, que se veem aflitos para comprar uma casa condigna na Póvoa, por causa da especulação imobiliária. Entendemos que a Póvoa já deveria ter avançado e exigido que do governo as verbas para essa realidade. A Câmara Municipal tem instrumentos, no que diz respeito ao licenciamento ou isenção de taxas. Há muito tempo que a autarquia podia ter avançado com a construção de habitação a preços controlados, porque a CDU nos municípios onde preside já o fez”.

João Martins, cabeça de lista à Assembleia Municipal da Póvoa, reafirmou a sua disponibilidade para renovar o mandato com o propósito de levar propostas concretas ao órgão decisório do município e lembrou que, “na Assembleia Municipal tive a oportunidade de referir que a CDU é contra a construção do Povoa Arena. Somos contra as touradas no nosso concelho, mas também não queremos mais betão e mais cimento naquela zona e na altura própria elaboramos uma proposta de criar naquele espaço um jardim, porque na Póvoa não existe nenhum jardim urbano. Entendemos que não é necessário nenhum multiusos, porque já temos um pavilhão que serve as carências da Póvoa, tal como o Garrett para espectáculos culturais. Ou seja já temos equipamentos concorrentes na Póvoa que servem as necessidades dos poveiros”.

É objectivo da CDU apresentar candidaturas de listas próprias em todas as freguesias do concelho, revelação feita pelo candidato à Câmara.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário