Voz da Póvoa
 
...

Iniciativa MarketPlace Pouco Liberal

Iniciativa MarketPlace Pouco Liberal

Política | 24 Março 2021

O coordenador do partido da Iniciativa Liberal na Póvoa de Varzim, Ricardo Zamith, enviou um comunicado com o título “MarketPlace: é bom FATURAR aqui!”, onde manifesta a preocupação pela “ ingenuidade com que o actual Executivo contratou uma empresa com um histórico de suspeição”.

E acrescenta que, “o Grupo PIE, liderado pelo empresário Fernando Freitas, foi contratado recentemente, pelo Município da Póvoa de Varzim, por ajuste directo e pela quantia de 54 mil euros, para fornecimento do MarketPlace”.

Revela ainda que “em 2006 o grupo PIE era suspeito, numa investigação da Polícia Judiciária, por alegadamente ser responsável por um esquema em que o software de facturação vendido pela empresa, em conjunto com uma aplicação descarregada da internet, permitia ocultar faturação. www.rtp.pt/noticias/pais/pj-atras-de-autores-de-seis-programas-fraudulentos-na-internet_n38481. Dez anos mais tarde, em 2016, o mesmo grupo PIE viu anulados pela Autoridade Tributária os certificados dos programas de faturação “CR Mais” e “WinPlus”, depois de ter sido identificado um mecanismo que permitia eliminar facturas já emitidas (tek.sapo.pt/noticias)”.

info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Pages/news-anulacao-certificados.aspx

Em 2021, segundo o Diário de Notícias da Madeira, “a empresa é novamente suspeita de ter criado um conjunto de 19 empresas com sede no Funchal, para facilitar a obtenção de mais de 2,6 milhões de euros em apoios públicos. www.dnoticias.pt/2021/3/15/254108-empresario-sob-suspeita-sacou-26-milhoes-em-fundos-na-madeira/”.

Para a Iniciativa Liberal, “o universo empresarial do grupo PIE tem um histórico envolto em polémicas que urgem esclarecer para se aferir a idoneidade do fornecedor. Mesmo assim, foi esta a empresa que o Município Poveiro escolheu para construir a plataforma MarketPlace: é bom comprar aqui!”.

Ricardo Zamith vai mais longe e pergunta: Quais terão sido os critérios de escolha desta empresa para um ajuste direto? Foram analisadas propostas de mais empresas que forneçam serviços semelhantes?

O coordenador da Iniciativa Liberal avança que “vai solicitar esclarecimentos ao Município, uma vez que este assunto é grave e de possível prejuízo aos contribuintes Poveiros”.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário