Voz da Póvoa
 
...

IL Propõe Solução Definitiva para o Assoreamento do Porto de Pesca

IL Propõe Solução Definitiva para o Assoreamento do Porto de Pesca

Política | 16 Julho 2021

Iniciativa Liberal propõe estudo para reestruturação de todo o porto de mar, resolvendo definitivamente o problema do assoreamento.

Para o partido, a inauguração no dia 1 de Maio, a “Nova Marina” da Póvoa de Varzim, não passou de mais uma manobra eleitoralista do atual Executivo Camarário.

E dá nota que, “deste local até à receção da Marina, distam mais de 1100 metros, que se fazem pelo exterior do porto. A ausência de infraestruturas ou equipamentos de apoio nas imediações, naturalmente inerentes a este tipo de infraestrutura, leva-nos a afirmar que se trata de postos de amarração avulsos, e não de uma Marina”.
 
Para a Iniciativa Liberal, “a Marina Sul da Póvoa está aquém da sua ocupação total e com necessidades de manutenção a vários níveis, não se entende este investimento de ampliação, que se propôs a construir novo equipamento, descurando as necessidades pré-existentes”.
 
E acrescenta que, “os novos lugares de atracação a Norte, encontram-se abrigados por um quebra-mar interior, em betão armado e desprovido de qualquer sinalização marítima, que, em conjunto com o problema do assoreamento da barra, não oferece as condições de segurança mínimas, dentro do porto. O espaço reservado às embarcações de pesca, é agora mais escasso, há menos lugares disponíveis para os pescadores, tornando o dia-a-dia destes profissionais ainda mais difícil”.

Para a Iniciativa Liberal da Póvoa de Varzim, “antes de se desbaratar dinheiro dos contribuintes em obras de impacto mediático e pouco efeito prático, dever-se-ia proceder a melhorias efetivas nas infraestruturas portuárias, salvaguardando a segurança da navegação e promovendo os sectores da pesca, turismo e náutica de recreio”.

E vai mais longe: “É imprescindível o estudo aprofundado da problemática do assoreamento da barra, convocando a comunidade portuária, sociedade científica e académica para abordar o tema, tendo em vista promover o Porto da Póvoa enquanto importante entreposto competitivo para atrair e estimular empreendedores dos setores e atividades marítimas”.

partilhar Facebook
652/iniciativa_liberal.jpg
652/RiZ_IL.jpg
Banner Publicitário